18.9 C
São Paulo
segunda-feira, julho 22, 2024

Saiba quantos litros de água se deve beber por dia

Leia Mais

Acredita-se que todos os adultos precisam beber cerca de 2 litros de água por dia, mas essa quantidade é estimada. Isso porque a quantidade exata de água que cada pessoa precisa consumir diariamente varia de acordo com peso, idade, estação do ano e outros fatores, como a atividade física, por exemplo, porque durante o exercício mais líquidos são perdidos através do suor, e mais água é necessária.

A água corresponde a cerca de 60 a 70% da composição corporal total e é fundamental para o bom funcionamento do corpo, por isso a forma mais adequada de saber qual é a necessidade diária de água é através de uma conta que tenha em conta o peso e a idade da pessoa.

Como é calculada a quantidade de água

Para descobrir quanta água tomar por dia, a calculadora usa os seguintes valores, que variam dependendo da idade:

Captura%20de%20tela%202022 11 15%20081114

 As pessoas que são fisicamente ativas precisam tomar mais de 500 ml a 1 litro de água por hora de atividade física, especialmente se suarem muito durante o treinamento. Além disso, é importante lembrar que as diferenças de temperatura também podem afetar a ingestão diária recomendada de água. Assim, para saber com mais precisão quanta água tomar, é aconselhável consultar um nutricionista, que pode levar em conta outros fatores além da idade e do peso.As sementes são o primeiro sintoma de desidratação, por isso não é necessário esperar ter certeza de beber água. Outros sinais de desidratação são boca seca, urina amarela escura e odor forte. Se a pessoa tiver esses sintomas, recomenda-se beber água, sais de reidratação oral, soro caseiro ou água de coco e, se os sintomas persistirem, recomenda-se uma consulta médica. Conheça os principais sintomas da desidratação.

Beber muita água é ruim?

Tomar mais água do que o indicado para a idade e o peso de uma pessoa pode ter efeitos principalmente negativos sobre aqueles que sofrem de doenças, como rins ou insuficiência cardíaca, uma vez que nessas condições o corpo não consegue eliminar o excesso de água, podendo causar inchaço de todo o corpo, dificuldade para respirar, aumento da pressão arterial, desequilíbrio mineral na corrente sanguínea e sobrecarga dos rins.

Além disso, as pessoas que estão abaixo do peso ideal para idade e altura também não devem beber mais de 1,5 litros de água por dia, isso porque podem obter sangue muito diluído, com baixa concentração de sódio, o que pode causar tremores e confusão mental.Por outro lado, o consumo de mais de 2 litros de água por dia por pessoas que não têm doenças ou que estão no peso ideal para idade e altura não prejudica a saúde, e o que mais pode acontecer é um aumento na frequência de urina.

Por que você deve beber água todos os dias?

Beber água ajuda a emagrecer, favorece a hidratação das fezes em caso de constipação, favorece a produção de enzimas e saliva para a digestão, melhora a aparência da pele. Além disso, a água é o principal componente do corpo humano, sendo importante para o metabolismo, uma vez que todas as reações corporais requerem água.

A água é vital para controlar a temperatura corporal, a circulação sanguínea e a formação de urina, que é responsável por eliminar os resíduos do corpo. Embora sucos, sopas e frutas contenham água, é muito importante beber água em sua forma natural, pois o corpo perde água ao respirar, através de fezes, suor e urina, sendo necessário substituí-la para manter o equilíbrio hídrico no organismo.

Beber água em jejum é bom para o corpo porque estimula o sistema digestivo após um longo período de jejum, melhorando o funcionamento dos intestinos. Saiba mais sobre os benefícios da água potável.

Como beber mais água

Algumas técnicas para aumentar o consumo de água são:

 1. Tenha uma garrafa de pelo menos 2 litros

Uma excelente estratégia para aumentar o consumo de água durante o dia é ter uma garrafa de 2 litros por perto. Desta forma, você pode controlar a quantidade de água consumida durante o dia.

Se uma pessoa não gosta de beber água natural, é possível colocar uma fatia de limão ou laranja para dar outro sabor e, assim, aumentar a quantidade de água ingerida diariamente.

2. Anote a quantidade de água engolida

Outra estratégia é ter um tipo de diário em que o tempo e a quantidade de água consumida sejam registrados, uma forma consciente de saber o quanto você bebe durante o dia e, assim, aumentar seu consumo para atingir sua necessidade diária de água.