18.1 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024
- Publicidade -spot_img

Pesquisadores descobriram que um único exame de sangue poderá detectar mais de 50 tipos de cânceres

Leia Mais

- Publicidade -spot_img

15 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). Um único exame de sangue pode detectar mais de 50 tipos de câncer. As descobertas vêm de um estudo chamado Pathfinder, que está sendo realizado em várias instituições médicas nos Estados Unidos para avaliar o exame de sangue Galleri, um dos vários testes que estão sendo desenvolvidos para fornecer triagem única para diferentes tipos de câncer.

Os pesquisadores descobriram que, entre mais de 6.600 pessoas aparentemente saudáveis com 50 anos ou mais, um exame de sangue detectou um possível “marcador” de câncer em torno de 1%. Quando esses indivíduos foram submetidos a testes mais extensos, o câncer foi confirmado em 38%.

O teste Gallery pode rastrear mais de 50 tipos de tumores, incluindo muitos que atualmente não passam por testes de triagem de rotina, como câncer de pâncreas, fígado e ovário. Analisamos 6.600 pacientes, aqueles que testaram positivo foram submetidos a novos testes e 38% foram diagnosticados com algum tipo de câncer. De todos os pacientes com exames de sangue positivos, mais de 90% tiveram mais de um exame de imagem, enquanto metade teve mais de um teste cirúrgico – embora muitos tenham sido feitos em pessoas com câncer.

Apesar do otimismo, os pesquisadores destacam a necessidade de ter cuidado nesses testes, uma vez que um resultado falso-positivo pode levar a testes adicionais, possivelmente invasivos, para eventualmente descobrir que não há tumor, gerando estresse e ansiedade de todos os gastos da operação.

Fonte: Anais de Oncologia (2022). DOI: 10.1016 / annonc / annonc1061.

Últimas Notícias