25.3 C
São Paulo
domingo, abril 21, 2024
- Publicidade -spot_img

Óleo de orégano: Veja os benefícios que ele traz para sua saúde e a aprenda a como usá-lo

Leia Mais

Post emprestimo financeira dinheiro emprestado. Post para Facebook 5

O óleo de orégano é um produto obtido a partir do estresse da planta Origanum compactum e promove muitos benefícios para a saúde, como combater resfriados, melhorar a digestão e controlar o colesterol.

Estas propriedades medicinais são principalmente devido ao fato de que o óleo de orégano é rico em carvacrol, ácido ursólico e timol, compostos fenólicos com efeito antibacteriano, hipolipemiante, anti-inflamatório e antioxidante.

O óleo de orégano é comercializado em lojas de produtos naturais ou farmácias na forma de gotas ou cápsulas e é preferencialmente usado sob a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

O que é isto?
O óleo de orégano promove os seguintes benefícios para a saúde:

1. Combata infecções
O óleo de orégano pode ajudar a combater infecções causadas por bactérias como E. coli e Staphylococcus aureus porque contém carvacrol, um composto bioativo que tem um efeito bactericida.

2. Alívio da dor
Ao conter boas quantidades de carvacrol, um composto bioativo com um poderoso efeito analgésico, o óleo de orégano pode ajudar a aliviar dores como cólicas menstruais, dores de cabeça, dores musculares e dores de dente.

3. Controle o colesterol
O óleo de orégano ajuda a controlar o colesterol, contendo carvacrol e timol, dois compostos bioativos que impedem a oxidação das células de gordura, equilibrando os níveis de colesterol “ruim”, LDL, no sangue.

4. Prevenir o envelhecimento precoce
Por ser rico em compostos com propriedades antioxidantes como timol, ácido rosmarínico e carvacrol, o óleo de orégano combate o excesso de radicais livres, previne o envelhecimento precoce e, assim, previne o aparecimento de rugas e flacidez na pele.

5. Combate resfriados e gripes
O óleo de orégano é rico em ácido rosmarínico e ácido oleanólico, que são compostos biologicamente ativos com ação expectorante e antiviral, que ajudam a combater gripes e resfriados.

6. Ajuda com o emagrecimento
O óleo de orégano pode ajudar no emagrecimento, contendo ácido úrico e carvacrol, que são compostos bioativos com propriedades termogênicas que favorecem a queima de gordura corporal.

No entanto, mais estudos científicos em humanos ainda são necessários para provar os benefícios do óleo de orégano na perda de peso.

7. Melhorar a digestão
O óleo de orégano é rico em ácido úrico, um composto fenólico que tem efeito antioxidante e anti-inflamatório que mantém o fígado saudável e melhora a digestão dos alimentos.

Além disso, o óleo de orégano também mantém a saúde da flora intestinal e tem um efeito carminativo, ajudando a reduzir o gás e aliviar os espasmos.

8. Combater a candidíase
O óleo de orégano é rico em substâncias antifúngicas, como Temol e Carvacrol, que funcionam impedindo a reprodução de fungos Candida na boca e, portanto, são uma ótima opção para ajudar a tratar a candidíase oral.

9. Evite diabetes
Por conter ácido úrico e ácido oleanólico, dois compostos naturais com efeito anti-inflamatório e antioxidante, o óleo de orégano melhora a ação do hormônio insulina, equilibra os níveis de glicose no sangue e previne o diabetes.
Como usar
O óleo de orégano pode ser usado em forma de cápsula ou em gotas.

  • Óleo de orégano em cápsulas: O óleo de orégano deve ser tomado em cápsulas com um copo de água, geralmente indicado para tomar 1-2 cápsulas por dia, juntamente com as refeições.

Óleo de orégano em gotas: A quantidade geralmente recomendada de óleo de orégano em gotas é de 2 a 4 gotas, até 4 vezes ao dia, que deve ser diluída em um copo de água.

A quantidade recomendada de óleo de orégano varia dependendo da idade e do estado de saúde da pessoa. Portanto, é aconselhável usar este produto apenas sob a supervisão de um médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais.

Efeitos secundários possíveis
O óleo de orégano pode causar diarreia, náuseas, dor de estômago, dor de cabeça e vômitos em algumas pessoas alérgicas ao orégano.

Quando não consumir
O óleo de orégano não deve ser usado para crianças menores de 12 anos de idade e pessoas alérgicas a orégano e plantas da mesma família, como tomilho, manjericão, hortelã ou sálvia. Da mesma forma que o óleo de orégano não é indicado para mulheres grávidas ou lactantes.

Além disso, as pessoas que usam drogas devem usar óleo de orégano apenas por recomendação de um médico.

O que é o óleo essencial de orégano?
O óleo essencial de orégano é um produto obtido a partir da destilação a vapor das folhas desta planta que tem propriedades benéficas semelhantes às do óleo de orégano.

No entanto, o óleo essencial de orégano não pode ser tomado e, portanto, pode ser usado em aditivos, banhos de assento ou massagens corporais, por exemplo.

Últimas Notícias