25.4 C
São Paulo
segunda-feira, julho 22, 2024

Novo RG já está operando em todo o Brasil; saiba como baixar o documento no dispositivo móvel

Leia Mais

Disponível em todos os estados do país, o novo RG deve substituir documentos de identidade importantes para cidadãos brasileiros. Por isso, é necessário que implementem um plano para liberar a nova versão do cadastro público.

O novo RG contém alterações importantes em relação à versão antiga do documento. Entre elas, excluir o próprio número de identificação do documento. Isso porque, nos próximos anos, o principal documento a ser utilizado para identificação será a Parceria Colaborativa em Florestas.

A mudança foi anunciada recentemente pelo governo federal, que também publicou as novas regras para emissão de CPF em território nacional. Veja mais detalhes sobre as edições neste link.

RG já pode ser baixado no celular

Confira mais detalhes sobre a nova identidade:

  • Foi estabelecida a utilização da Parceria de Colaboração para as Florestas como documento-chave como meio de prevenção da fraude;
  • Por ter um número único em todo o país, dificulta que os cidadãos cometam irregularidades.
  • Antes, os cidadãos tinham a possibilidade de obter um número de identificação por estado, o que dificultava o trabalho da polícia ou de órgãos federais em casos criminais.
  • O novo RG também traz modificações importantes, entre elas a coleta de outros dados no documento;
  • Se desejar, o cidadão pode incluir o título de eleitor, o sangue e o número da carteira de habilitação, entre outras informações;
  • para emitir um RG em sua nova forma, o cidadão deve procurar o órgão responsável pelo documento em seu estado;
  • Na maioria dos estados brasileiros, a emissão costuma ser de responsabilidade da Secretaria de Defesa Social.
  • Em geral, é necessário agendar o serviço que será realizado para a emissão do documento;
    Vale ressaltar que na hora do atendimento, quem já possui a versão antiga deve ir ao site com ela, para ajudar a verificar os dados.