26.3 C
São Paulo
domingo, março 3, 2024
- Publicidade -spot_img

Fato ou fake: o “apocalipse online” da NASA vai acontecer?

Leia Mais

Rumores de que a NASA havia anunciado o iminente “apocalipse online” se espalharam nas redes sociais, causando comoção. No entanto, essa informação é falsa, embora algo assim já seja possível, mas improvável. Continue lendo e entenda melhor a situação.

Os rumores tiveram origem em uma reportagem publicada pelo jornal britânico Mirror no início deste mês, que analisou um estudo realizado em 2021 por um pesquisador da Universidade da Califórnia, em Berkeley. O estudo assinado por Sanjitha Abdo Jyouthi levantou a possibilidade de que cabos submarinos de fibra óptica poderiam ser afetados por uma super tempestade, interrompendo o fornecimento de internet.

Especialistas concordam que uma tempestade solar severa pode causar interrupções na internet, mas esse é um evento raro e ainda não aconteceu na era digital – sim, já aconteceu antes.

Entendendo o fenômeno que pode causar o fim do mundo na internet

Explosões solares, acompanhadas por ejeção de massa coronal, podem levar a tempestades geomagnéticas que afetam os sistemas de comunicação na Terra. No entanto, eventos de alto impacto, como o “Evento Carrington” de 1859, que interrompeu as linhas telegráficas, são raros.Ao contrário do que foi dito, a NASA não emitiu nenhum aviso específico sobre o apocalipse que se aproxima na Internet. A sonda solar Parker, da NASA, deve estudar o comportamento do Sol, mas não há informações de que tenha detectado qualquer evento extremo iminente.

Embora os cientistas estejam pesquisando a atividade solar e suas possíveis consequências, não há motivo para pânico. Os estudos visam entender melhor o clima espacial e fornecer informações para evitar situações catastróficas.

Ou seja, ainda não há motivos para se preocupar com interrupções generalizadas da Internet, que podem ter um impacto significativo na humanidade, já que a vida cotidiana está cada vez mais conectada à Internet.

Além do estado de 1859, há apenas dois outros registros de atividade semelhante na Terra. Em 1989, uma tempestade solar derrubou a rede elétrica em Quebec, no Canadá, que durou várias horas. O evento gerou quedas de energia e problemas no fornecimento de energia elétrica da região. Já em 2012, outro importante evento solar ocorreu, mas desta vez, passou perto da Terra, mas sem causar danos graves.

Últimas Notícias