19.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -spot_img

Março Lilás: Prefeitura realiza ação de prevenção do câncer de colo de útero com atendimentos para mulheres da Vila Guaxinim e Baixa da Linha.

Leia Mais

O município de Cruz das Almas realizou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Faculdade Adventista da Bahia – FADBA e o Colégio Brasileiro do Recôncavo – FBBR, realizou nesta quarta-feira (13), no CETEC da UFRB, uma medida com diversos serviços especiais para a saúde da mulher. A iniciativa, que faz parte da “Marcha Lilás” na prevenção do câncer de colo de útero, atendeu mulheres de Villa Guaxenim e Baixa da Linha, que passaram por exames e cuidados como exames bioquímicos, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, consulta com clínico, atendimento odontológico, apoio psicológico, avaliação da situação e massagem relaxante com fisioterapeutas, além de atendimento nutricional com avaliação antropométrica.

65f1d85169634

As mulheres também participaram de uma oficina de nutrição e gastronomia, voltada para cuidar de uma boa alimentação, além de palestras e painéis de discussão sobre a saúde da mulher.

“Esta é uma medida muito importante neste mês de março, com o objetivo de sensibilizar a população para a prevenção e resposta ao cancro do colo do útero. Hoje oferecemos esses serviços para mulheres das comunidades de Villa Guaxenim e Baixa da Linha. A gente chama a atenção dessas mulheres para se cuidarem. Queremos que este seja um mês para acolher e cuidar deles”, afirma a ministra da Saúde, Calian Ferreira.

A campanha teve início no dia 1º de março e inclui ações de educação em saúde e a intensificação da oferta de serviços de prevenção e triagem em todas as unidades da rede principal do município. A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer do colo do útero ocorrem durante todo o ano na rede básica de saúde. No entanto, durante a “marcha lilás”, essas ações são fortalecidas para estimular a atenção e o cuidado entre a população feminina.

Bruno Ferreira
Bruno Ferreirahttp://redebrasilnews.com.br/
Além de sua atuação nas redações, Bruno Ferreira também explorou a era digital, envolvendo-se em projetos de mídia online, podcasts e outras formas inovadoras de contar histórias. Sempre em busca de novas formas de se conectar com o público, um defensor incansável da liberdade de imprensa e da importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea.

Últimas Notícias