26.3 C
São Paulo
domingo, março 3, 2024
- Publicidade -spot_img

INSS: Presidente Lula vai antecipar o pagamento do 13° dos aposentados em 2023?

Leia Mais

Mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas recebem o abono salarial todos os anos. Confira o que se sabe até agora sobre a antecipação do calendário do 13º salário para 2023.
Imagem: Reprodução/Google

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já divulgou o décimo terceiro cronograma de pagamento de salários para aposentados e aposentados em 2023. Com cerca de 36,4 milhões segurados, o órgão paga anualmente em duas parcelas um subsídio a quem está sujeito às regras para a sua obtenção.

Nos últimos três anos, os aposentados se acostumaram com a antecipação do décimo terceiro que começou no primeiro ano da pandemia. Por isso, esse grupo já está curioso para saber quando vai cair o 13º pagamento do INSS e se o calendário também é esperado em 2023.

INSS divulga Calendário Salarial do 13º

No final do ano passado, o instituto divulgou o cronograma completo de pagamentos a serem feitos em 2023. Assim, os aposentados já podem se referir à data em que duas parcelas do direito serão depositadas, e a previsão é que caiam na folha de pagamento em agosto e novembro.

O abono salarial é pago a mais de 30 milhões de brasileiros que recebem aposentadoria, pensão por morte, assistência por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-prisão. As pessoas seguradas que recebem o Benefício Continuado (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV) não são elegíveis para o benefício.

Confira abaixo as datas de pagamento do décimo terceiro salário para o INSS em 2023:

Datas do abono para quem recebe um salário mínimo:

imagem 2023 03 30 123242713

Datas do abono para quem recebe o salário mínimo:

Captura de tela 2023 03 30 123259

O Governo pode antecipar o décimo terceiro dos aposentados?

Em anos anteriores, quando o governo decidiu introduzir o pagamento do 13º salário, o valor caiu na conta do segurado junto com os pagamentos de abril e maio. No entanto, para antecipar o abono salarial, o governo federal precisa emitir um decreto que altere as datas de pagamento.

Para 2023, o governo do presidente Lula ainda não informou se haverá previsão para o calendário 13 do INSS. No momento em que trata do impasse da taxa de juros do empréstimo consignado, o ministro da Previdência Social, Carlos Lopi, ainda não se manifestou sobre um possível adiantamento de benefício.

Quando começa o depósito salarial 13° do INSS?

O calendário emitido pelo INSS indica que o primeiro pagamento do décimo terceiro salário será depositado entre os dias 25 de agosto e 8 de setembro. A outra metade do subsídio será liberada entre 24 de novembro e 7 de dezembro.

Quem tem direito ao 13º INSS?

O abono salarial é pago a mais de 30 milhões de brasileiros que recebem aposentadoria, pensão por morte, assistência por incapacidade temporária, auxílio-acidente ou auxílio-prisão.

Últimas Notícias