18.6 C
São Paulo
quinta-feira, junho 13, 2024
- Publicidade -spot_img

INSS passa a conceder automaticamente pensão por morte; Entenda

Leia Mais

 

O Instituto Nacional do Seguro Social passou a conceder automaticamente pensão por morte aos dependentes de segurados falecidos. A primeira liberação utilizando o novo sistema foi feita na última sexta-feira (16) e pensou em um viúvo de 79 anos morador da cidade de Solânia, na Paraíba.

Os idosos solicitaram o direito por meio do aplicativo Meu INSS e tiveram que esperar 10 dias para concluir a análise do pedido, em seguida, recebeu a notícia de que os pagamentos haviam sido aprovados.

O Instituto informou ainda que uma viúva de 39 anos, moradora do Rio de Janeiro, teve sua pensão organizada no mesmo período. Seu marido tinha 18 meses ou mais na época de sua morte, e seu relacionamento na época de sua morte existia há mais de dois anos.

Concessão de forma automática

O benefício é pago aos dependentes dos segurados que vivem em áreas urbanas após o falecimento. O direito existe mesmo que o cidadão ainda não tenha se aposentado, observadas as regras estabelecidas pelo INSS.

O novo procedimento permite que a análise de demanda seja realizada automaticamente, melhorando a avaliação e tornando-a mais assertiva. O sistema deve levar a menos erros, além de reduzir o tempo de espera de resposta da agência.O instituto utiliza dados já em seu sistema de avaliação de aplicativos, mas também pode consultar informações em outras bases de dados. Assim, você pode concluir o processo de forma mais rápida e eficiente.

Como solicitar pensão por morte

Para se candidatar, o dependente deve ter o número do CPF da pessoa falecida e do seu dependente. No caso de advogado ou representante legal, também é necessário apresentar a procuração ou termo de representação, bem como documento de identidade com foto e CPF ao advogado ou representante.

O INSS também pode exigir documentos adicionais para comprovar o tempo de contribuição, bem como para comprovar dependentes.

Após a coleta de documentos, veja como solicitar a pensão por morte:

  • Acesso ao aplicativo Meu INSS;
  • Pressione o botão “New Order”;
  • Digite o nome do serviço/recurso desejado;
  • Clique no nome do serviço/benefício (pensão por morte);
  • ler as informações e seguir em frente;
  • Siga as instruções para enviar documentos e concluir a inscrição.
  • A solicitação pode ser acompanhada no aplicativo Meu INSS, no menu “Solicitar Consulta”,

Últimas Notícias