21.7 C
São Paulo
sábado, março 2, 2024
- Publicidade -spot_img

Governo Federal divulga novidades para aposentados no aplicativo do Meu INSS

Leia Mais

Aposentados e pensionistas poderão fazer nova consulta pelo aplicativo Meu INSS. Novidade estará disponível a partir de maio
Imagem:GoogleGoverno divulga novidades para aposentados no aplicativo Meu INSS

O aplicativo Meu INSS oferece muitos serviços digitais para mais de 36 milhões de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A ferramenta lançada para facilitar a vida de aposentados e aposentados terá uma novidade a partir de maio: o governo federal disponibilizará a lista de bancos e as taxas de juros para a folha de pagamento do INSS.

Após divergências recentes sobre o percentual de juros que podem ser cobrados dos aposentados no emprego de crédito, o governo acabou retornando e estabeleceu um teto de 1,97% ao mês para um empréstimo consignado e de 2,89% para o método do cartão de crédito.

De acordo com informações do portal Metrópole, o aplicativo Meu INSS deve oferecer aos bancos que cobram menos juros, a fim de ajudar os segurados a fazer a portabilidade da dívida e jogar os juros para baixo.

O banco central deve ser responsável por fazer o levantamento das instituições financeiras e da média cobrada pelos bancos no mês anterior. Atualmente, o INSS registra mais de 62 milhões de contratos ativos de folha de pagamento, totalizando mais de R$ 350 bilhões.

O segurado pode contratar um empréstimo pelo Meu INSS

Para facilitar a vida de aposentados e aposentados, o aplicativo Meu INSS oferece serviços como atualização de dados cadastrais ou de benefícios, atualização de dados de imposto de renda, agendamento ou reagendamento da experiência e consulta ao resultado da perícia médica.

Também está disponível na plataforma a emissão de um certificado para a retirada do PIS/Pasep, a declaração da contribuição do CNIS e a simulação de aposentadoria.

Veja abaixo o passo a passo para liberar seu empréstimo consignado direto através do aplicativo Meu INS:

  • Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, com as credenciais da sua conta gov.br;
  • Clique em “Novo Pedido”
  • Vá até “Qual serviço você quer?” e clique em “Bloquear/abrir recurso de empréstimo consignado”;
  • Pressione a opção “Abrir”;
  • leia as regras e requisitos básicos e clique em “Avançar”;
  • Envie os documentos e preencha os dados necessários.

Como ver a extração da folha de pagamento do INSS

Outro serviço disponível na plataforma Meu INSS é uma consulta de declaração de empréstimo consignado para que aposentados e aposentados possam verificar se há empréstimos que geram desconto em seus benefícios do INSS.

Com acesso ao documento, o segurado pode conferir informações como valores das parcelas, condições e margem disponíveis para realizar novos empréstimos. Veja como:

  • Fazer login no meu INSS;
  • Clique na opção “Extrato de Empréstimo”;
  • Revise as informações de cada benefício da Previdência Social, caso receba mais de um;
  • Clique em Baixar PDF para salvar o arquivo.

Últimas Notícias