21.6 C
São Paulo
sábado, maio 18, 2024
- Publicidade -spot_img

Descubra seu número PIS e tenha acesso a benefícios exclusivos – Saiba Como!

Leia Mais

O PIS (Programa de Inclusão Social) é um fundo contábil que gera apoio financeiro para o pagamento de abonos salariais e seguro-desemprego a trabalhadores do setor privado. Já o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio dos Funcionários Públicos) é o fundo que gera os valores repassados aos agentes públicos de todo o país. Em ambos os casos, incluindo também os trabalhadores autônomos que contribuem para o INSS, o trabalhador tem um NIT, o número de identificação do trabalhador.

Com o NIT, é possível acessar informações sobre contribuições ao INSS, bem como a possibilidade de comunicar o número aos empregadores e serviços públicos que solicitam a prestação do mesmo. A sequência digital do NIT pode ser facilmente encontrada em documentos do empregado, como cartão de visita físico ou digital, em declaração do FGTS ou por cartão de cidadão.

Como saber o número do PIS/Pasep pelo CPF?

PIS

Para quem não tem acesso a nenhum dos meios acima, é possível descobrir o que é NIT pelo número do CPF. Para isso, será preciso ligar para a Previdência Social, ligar para o 135 e pedir a opção 5. Será necessário informar o CPF ao atendente, que informará o número do PIS.


A consulta também pode ser realizada na Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal, pelo telefone 0800 726 0207. Na internet, o NIT pode ser encontrado no aplicativo do cartão de visita digital, em um dos contratos de trabalho cadastrados no aplicativo. Meu INSS também informa o número do PIS/Pasep após o login. O app Caixa Trabalhador exibe o número do PIS na opção “Meu NIS”.

Para quem quiser ter o comprovante do PIS em mãos, a liberação pode ser feita presencialmente nas agências da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Trabalhador. Também será possível obter o documento no site da Caixa. Com isso, o trabalhador conseguirá memorizar a figura para necessidades futuras. A impressão de documentos será usada para renderizar NIT em situações em que for solicitada.

Bruno Ferreira
Bruno Ferreirahttp://redebrasilnews.com.br/
Além de sua atuação nas redações, Bruno Ferreira também explorou a era digital, envolvendo-se em projetos de mídia online, podcasts e outras formas inovadoras de contar histórias. Sempre em busca de novas formas de se conectar com o público, um defensor incansável da liberdade de imprensa e da importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea.

Últimas Notícias