18.6 C
São Paulo
quinta-feira, junho 13, 2024
- Publicidade -spot_img

Desconto para carros: As modificações visam incluir motocicletas e scooters no programa

Leia Mais

A medida provisória (MP) enviada pelo governo ao Congresso para baixar os preços de carros, ônibus e caminhões já havia recebido 28 emendas dos parlamentares até a tarde desta segunda-feira (12). Entre elas, sugestões como a inclusão de bicicletas, patinetes e motocicletas no programa.

A MP do governo entrou em vigor no momento de sua publicação, mas precisa ser votada no Congresso para não perder a validade. O processo começa com uma comissão intercâmaras, antes de o texto ser apreciado individualmente na Câmara e no Senado.

Declaração

Como o programa de dedução tem prazo máximo de quatro meses, mesmo período em que um deputado deve ser votado, o Congresso provavelmente não virá votar o texto. Se isso acontecer, as alterações propostas pelos parlamentares não terão a oportunidade de entrar em vigor.

Motocicletas, bicicletas e scooters

Propostas para incorporar outros veículos ao programa de descontos do governo vieram de alguns deputados federais. Túlio Gadêlha (Rede/PE) propõe que bibicletas e patinetes recebam desconto incondicional de 10%. Ao justificar a emenda, o parlamentar afirma que o uso desses compostos contribui para a mobilidade urbana e a saúde dos usuários.

O deputado Felipe Carreras (PSB/PE) propõe descontos de até R$ 8 mil em bicicletas, limitados a 20% do valor do carro. “A inclusão das bicicletas no conceito de veículos sustentáveis é essencial para dar a máxima eficácia a esta medida temporária e refletir-se-á numa maior promoção da descarbonizarão da matriz de transportes e no amplo acesso da população a novas bicicletas, o que garante mais conforto e segurança aos ciclistas”, justifica o parlamentar.

Outra emenda propondo a inclusão de mais veículos no programa de autoria do deputado Florentino Neto (PT/PI), que indica que motocicletas usadas para transporte por aplicativo ou para frete recebam descontos.

“A profissão de motorista e entregador por aplicativos é muito importante para a população brasileira. São pessoas que transportam pessoas, medicamentos, documentos, gêneros alimentícios entre outros tipos de sistema”, argumenta o deputado.

Últimas Notícias