23.2 C
São Paulo
domingo, abril 14, 2024
- Publicidade -spot_img

Cruz das Almas divulga grade de atrações do São João 2023

Leia Mais

No ano passado, Cruz das Almas bateu recorde de público durante o São João. Estima-se que mais de 500 mil pessoas circularam pela cidade e além de ter sido um dos destinos mais procurados também foi o destino mais seguro da Bahia.

Este ano, a Prefeitura Municipal promete fazer uma festa ainda melhor com cinco dias de muita música, com shows de alguns dos maiores nomes da cena nacional e também de artistas locais. A grade de atrações foi divulgada oficialmente nesta sexta-feira (31) para convidados durante um almoço na Churrascaria Boi Preto na cidade de Salvador.

Entre as atrações confirmadas estão Wesley Safadão, João Gomes, Tarcísio do Acordeon, Xand Avião, Solange Almeida, Santanna O Cantador, Bell Marques, Bruno e Marrone, Vitor Fernandes, Adelmário Coelho e Limão com Mel.

O Arraiá, que desde o ano passado acontece em um novo endereço, terá cinco dias de festa. De 21 a 25 de junho, no Circuito Luiz Gonzaga, na Avenida Getúlio Vargas, bairro Coplan, os grandes nomes nacionais e talentos da terra irão se apresentar no palco do melhor São João da Bahia.

Novo São João de Cruz

Em 2022 a Prefeitura Municipal investiu em um novo conceito para a festa, com um circuito fechado, as entradas com detectores de metais, videomonitoramento em toda área, planejamento dos shows com dois palcos sem atraso nas apresentações dos artistas, a criação de um camarote, a organização da Praça de Alimentação, das barracas de bebidas e o cuidado com a experiência oferecida ao público, fazem com que a festa em Cruz das Almas seja tão amada por todos.

Para o prefeito Ednaldo Ribeiro, o sucesso do São João de Cruz é resultado de um esforço coletivo para entregar uma das melhores festas públicas da Bahia. O nosso São João é grandioso por tudo que ele representa para a população cruzalmense, pela geração de emprego e renda, pelo aquecimento do comércio local, pelo sentimento de tradição, pela alegria que toma conta da cidade. E o conceito do novo São João de Cruz é o que a festa, que já existe há mais de 30 anos, precisava para crescer, sem deixar de lado a tradição e a segurança”, destacou o gestor.

São João com segurança

Cruz das Almas foi o destino mais seguro para curtir o São João em 2022. A estimativa da Prefeitura e da Polícia Militar, é de que cerca de 500 mil visitantes estiveram na cidade no período junino, e mesmo a cidade lotada o nível de segurança foi um dos destaques. Segundo o Delegado da Polícia Civil de Cruz das Almas, Filipe Ghiraldelli, o São João de Cruz 2022 se destacou na segurança com números positivos, em comparação a outros municípios.

Entre os fatores que contribuíram nesse resultado, o delegado destacou a organização do evento, o trabalho árduo das polícias Militar e Civil e o comportamento dos visitantes.  Além disso, para reforçar a segurança o evento contou ainda com apoio da Guarda Civil Municipal, Bombeiros Militares e de uma empresa de segurança privada, e do sistema de videomonitoramento com câmeras fixas e de 360 graus no Circuito principal.

São João de Cruz e sua importância na geração de emprego e renda

Além de ser o Melhor São João da Bahia pela tradição e por reunir atrações de destaque, a festa em Cruz das Almas ganha tons de grandiosidade pelos números que estão por trás dela. Entre estrutura, som, iluminação, produção, segurança, decoração, bombeiros e outros profissionais, são mais de 1200 postos de trabalho abertos temporariamente durante a festa. Considerando os meses que antecedem o São João e toda a preparação, em 2022 foram gerados 6.212 contratações informais e 528 contratações formais, segundo dados da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico.

O comércio de varejo da cidade tem um acréscimo de 30% na contratação de mão de obra temporária e um incremento de 40% do seu faturamento, no período. Já o atacado cresce principalmente em razão da distribuição de alimentos e bebidas.

Quem também se beneficia com a realização da festa são os pequenos produtores rurais. A agricultura familiar garante praticamente todo o escoamento de sua produção. Além disso, são mais de 200 trabalhadores ambulantes cadastrados, que faturam uma receita que sustenta as despesas de suas famílias por vários meses.

Os donos de imóveis alugam suas casas para suprir a alta demanda de procura por hospedagem, o que gera um grande incremento de receita também para essas famílias. No ano passado a cadeia de serviços trabalhou em sua capacidade plena: hotéis, pousadas, bares, restaurantes, padarias, transporte alternativo, diaristas, costureiras, e etc.

Valorização da Cultura e da Tradição

As festas juninas da cidade também são marcadas pela valorização da cultura popular e das tradições. No ano passado os arrastões e bloquinhos juninos voltaram a desfilar nas ruas, reunindo milhares de pessoas. Em cada canto, a população local e os turistas brincaram com alegria a essência do São João do interior. Além da inovação com a criação do bloco Forró Elétrico.

Além da programação principal, no Circuito Luiz Gonzaga, os turistas também têm opções de visitar a Vila Artesã e a Feira da Agricultura Familiar, o Circuito Alternativo Oton Silva, onde bandas locais se apresentam durante o dia no centro da cidade, na Praça Senador Temístocles, além de curtir as festas privadas como o Forró do Bosque.

Serviço:

São João de Cruz das Almas

De 21 a 25 de junho, a partir das 20 horas

Shows gratuitos, no Circuito Luiz Gonzaga

Atrações confirmadas:

Dia 21/06

Orquestra Forró Metal

Estakazero

Santanna O Cantador

Kevi Jonny

Dia 22/06

Paulinha Oliveira Forrozeira

Xand Avião

Vitor Fernandes

Rasga Tanga

Tarcísio do Acordeon

Dia 23/06

João Junior

Solange Almeida

Forrozão das Antigas

Danniel Vieira

Wesley Safadão

Dia 24/06

Cicinho de Assis

Limão com Mel

Bruno e Marrone

Filipe Ramos

Bell Marques

Dia 25/06

Adelmário Coelho

Unha Pintada

Marcynho Sensação

João Gomes

Últimas Notícias