31.2 C
São Paulo
domingo, março 3, 2024
- Publicidade -spot_img

Conheças as 15 causas que a menstruação está atrasada

Leia Mais

A menstruação atrasada é geralmente o primeiro sinal de gravidez, mas dezenas de outras razões podem explicar por que seu período não cai no dia esperado.

-Declaração-

Em geral, alguns dias de atraso menstrual podem ocorrer mesmo em mulheres com menstruação normal, sem que isso tenha qualquer conexão clínica.

Em mulheres não grávidas, mesmo quando a menstruação decide não vir em um determinado mês, a chance de que isso seja algo importante é mínima. Estresse, erro de cálculo, mudanças na contracepção, infecção urinária e outras condições não relacionadas são muitas vezes as causas mais comuns.

No entanto, quando a menstruação não diminui por três meses seguidos, consideramos que a mulher apresenta menopausa. Neste caso, uma vez que a gravidez é excluída, alguma patologia pode estar por trás da cessação da menstruação.

Principais razões

Neste artigo, abordaremos 15 causas comuns de menstruação atrasada. São eles:

Gravidez.
Estresse e ansiedade.
Interrupção de pílulas anticoncepcionais.
Infecções ou doenças.
Erros de cálculo.
Mudanças recentes no peso corporal.
Obesidade.
Magreza excessiva ou distúrbios alimentares.
Muita atividade física.
Problemas de tireoide.
Amamentação.
Síndrome dos ovários policísticos.
Menopausa.
Início recente do ciclo menstrual.
Menopausa.
Então, se o seu período está atrasado, encontre a situação que mais lhe convier.

As principais razões para o atraso da menstruação

Gravidez

Toda mulher sexualmente ativa que sofre de menstruação atrasada deve necessariamente pensar na gravidez. A gravidez deve ser a primeira hipótese a ser excluída, mesmo em mulheres que relatam o uso de anticoncepcionais, como preservativos ou pílulas anticoncepcionais.

A cessação da menstruação é geralmente o primeiro sintoma da gravidez. No entanto, uma vez que cerca de 1/3 das mulheres grávidas experimentam um pequeno sangramento no primeiro trimestre da gravidez, muitas mulheres acham que seu ciclo menstrual vem naturalmente.

Portanto, se o seu período é atrasado por alguns dias, e logo após ocorrer um sangramento vaginal diferente do sangramento que você está acostumado durante a menstruação, a gravidez pode ser a causa.

Não espere ficar doente, seios aumentados, desejos, dor abdominal ou aumento do volume de urina antes de menstruar. O atraso menstrual geralmente surge em 3 ou 4 semanas de gravidez, enquanto outros sintomas geralmente aparecem apenas após a semana 4 ou 5.

Não há maneira mais segura de confirmar ou descartar uma gravidez persistente do que fazer um teste de gravidez. Os testes atuais já são capazes de determinar a gravidez com apenas um dia de atraso da menstruação. No entanto, os testes são mais confiáveis se forem realizados após uma semana de atraso. A dose de sangue BhCG é o teste mais confiável, mas um teste de gravidez de farmácia é mais fácil de fazer e também tem uma alta taxa de infecção.

Estresse e ansiedade

O ciclo menstrual é facilmente afetado por fatores externos do sistema reprodutivo. Fatores emocionais são suficientes para atrasar a menstruação por alguns dias. O estresse excessivo ou a ansiedade podem afetar adversamente a produção de hormônios, que é regulada pelo hipotálamo, que faz parte do cérebro. O estresse pode causar a falta de ovulação em um determinado ciclo, o que leva à suspensão da menstruação este mês.

Quando falamos de estresse, situações comuns para muitas pessoas são incluídas, como trabalho excessivo, problemas profissionais, financeiros ou familiares, um importante teste de curto prazo, defesa de uma tese, uma criança doente em casa, etc. Mudanças repentinas nas horas de trabalho, como a necessidade constante de trabalhar ao amanhecer, podem interromper o ciclo do sono e interferir no ciclo ovulatório normal.

Se você não quer engravidar agora, e algo dá errado com uma das relações sexuais, como quebrar um preservativo ou esquecer de tomar a pílula corretamente, o estresse do risco de gravidez pode ser grande o suficiente para atrasar a menstruação.

Esse processo também pode se tornar uma bola de neve, porque a ansiedade leva a um atraso na menstruação, o que, por sua vez, causa ainda mais ansiedade. O ideal nesses casos, se a menstruação já estiver atrasada 2 ou 3 dias, é fazer um teste de gravidez para quebrar esse círculo vicioso.

Pare de tomar pílulas anticoncepcionais |

As mulheres que tomam contraceptivos orais menstruam corretamente regularmente. No entanto, se você decidir suspendê-los após alguns anos de uso da pílula, seu ciclo natural provavelmente levará algum tempo para se normalizar.

Há mulheres que entram na menopausa e passam meses sem ovulação após a interrupção do uso de anticoncepcionais. Eventualmente, a menstruação retornará, sem o risco de infertilidade. Basta ser paciente, que o ciclo ovulatório se reorganizará naturalmente entre 3 a 6 meses.

No entanto, deve-se notar que toda mulher com mais de 3 meses de ausência de menstruação deve procurar orientação do ginecologista.

A menopausa após a contracepção pode ocorrer em todas as formas de administração, incluindo implantes, injeções ou comprimidos.

Infecções ou doenças

A doença pode ser uma razão para o atraso da menstruação. Não precisa ser uma doença grave, como infarto, tuberculose ou hepatite. Vírus comuns, como a gripe, ou infecções menores, como cistite ou amigdalite, podem ser suficientes para perturbar o ciclo menstrual, atrasando a menstruação em alguns dias.

Algumas drogas também podem afetar o ciclo hormonal, liberando o ciclo menstrual. Entre os mais comuns podemos citar:

Antipsicóticos.
Esteroides.
Antidepressivos.
Quimioterapia.
Imunossupressores.
Anti-hipertensivo.

Nota: o uso de antibióticos, em geral, não causa um atraso na menstruação. O que geralmente interfere com o ciclo menstrual é uma infecção para a qual os antibióticos foram prescritos.

Erros de cálculo

Mulheres com menstruação irregular podem ter alguma dificuldade em calcular o dia em que a menstruação deve chegar. Você pode achar que seu período está atrasado, quando na verdade ele não virá até depois de 2 ou 3 dias. Mesmo as mulheres com um ciclo normal podem eventualmente experimentar a menstruação com alguns dias de atraso sem motivo. Sua misericórdia não tem um calendário fixo, ele não é obrigado a agir como um relógio a cada mês santo.

Mudanças recentes no peso corporal

Ganhar muito peso ou perdê-lo em um curto espaço de tempo também é a razão pela qual o ciclo menstrual não é regulado. As células de gordura do corpo contribuem para a produção de estrogênio, o hormônio feminino responsável pela maturação dos ovos. Mudanças repentinas na quantidade de gordura corporal alteram drasticamente os níveis de estrogênio, o que pode interferir na ovulação e, consequentemente, na história da menstruação.

Bbesidade

Esta razão é uma diferença na situação acima. As mulheres com excesso de peso têm uma grande massa de tecido adiposo, o que causa a produção excessiva de estrogênio. Este hormônio feminino é necessário para a ovulação, mas se estiver em excesso impede a liberação do óvulo, causando períodos de ovulação. Sem ovulação, uma mulher não menstrua.

Magreza excessiva ou distúrbios alimentares

Outra variação do número 5. Além disso, a falta de tecido adiposo enfraquece o ciclo ovulatório porque reduz a capacidade do corpo feminino de produzir estrogênio. As mulheres que sofrem de anorexia ou dieta extrema geralmente não ovulam todos os meses, o que representa não apenas o atraso da menstruação, mas também o risco de menopausa.
Atividade física excessiva

As mulheres que se exercitam a nível profissional costumam ter alterações no ciclo menstrual. Não estamos falando daquelas mulheres fisicamente ativas que costumam ir à academia, mas de atletas, maralistas, nadadoras, ginastas e outras atletas profissionais.

Alto gasto calórico, estresse de exercícios intensos e baixa gordura corporal parecem ser responsáveis por mudanças no ciclo menstrual.

Problemas de tireoide

Uma glândula tireoide com mau funcionamento (hipotireoidismo) ou excesso (hipertireoidismo) também pode alterar o ciclo menstrual.

Em geral, problemas de tireoide descontrolados podem levar à menopausa. Mas mesmo em casos mais leves ou já tratados com tratamentos de tireoide, pequenas alterações nos níveis de hormônios tireoidianos no sangue podem liberar o ciclo e causar um atraso na menstruação.

Se você acabou de dar à luz um bebê e está amamentando, não espere pelo seu período nos próximos meses. A amamentação não causa um ligeiro atraso no ciclo menstrual, mas sim menopausa transitória, uma vez que os hormônios responsáveis pela produção de leite ensinam o retorno da ovulação. Em geral, a menstruação geralmente retorna assim que o processo de desmame começa.

Síndrome dos ovários policísticos

Mulheres com síndrome dos ovários policísticos muitas vezes têm períodos irregulares porque produzem excesso de andrógenos (hormônios masculinos). O atraso do ciclo menstrual e a ausência completa de menstruação em um determinado mês são bastante comuns nesses casos. Mulheres com essa síndrome costumam ganhar excesso de peso, o que também contribui para o atraso do ciclo menstrual.

Menopausa

A menopausa geralmente atinge entre 45 e 55 anos. No entanto, algumas mulheres podem experimentar a menopausa antes dos 45 anos de idade. Ainda existem aqueles que têm menopausa precoce antes dos 40 anos. Um sintoma de insuficiência ovariana iminente é a falta de regulação do ciclo menstrual e a ausência de ovulação em certos meses. Se você tem mais de 35 anos e seu período começa a atrasar e falhar com frequência, procure um ginecologista.

Início recente do ciclo menstrual

Se a menstruação (primeira menstruação) ocorreu não muito tempo atrás, então é normal que seu ciclo seja irregular nos primeiros anos.

Deixe sua resposta

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias