26.3 C
São Paulo
domingo, março 3, 2024
- Publicidade -spot_img

Conheça os benefícios da Semente de linhaça para a saúde.

Leia Mais

A linhaça é uma semente que contém altos níveis de fibras, vitaminas, minerais, proteínas e magnésio. Portanto, ajuda a regular a absorção do corpo de outros nutrientes. De acordo com a nutricionista Queila Turchetto, ele contém ingredientes que possuem importantes ações farmacológicas. “Em pesquisas recentes, resultados clínicos foram mostrados em estudos relacionados a diabetes, lúpus, perda de ossos, fígado, rins e doenças cardiovasculares, com resultados positivos em relação ao efeito benéfico da semente”, explica.

As vantagens das sementes na prevenção de doenças

De acordo com a nutricionista Jamila Saigli, o sortimento também contribui para uma pele mais saudável e ajuda a regular os intestinos. “Ajuda a reduzir os processos inflamatórios e previne a dislipidemia e doenças cardiovasculares”, acrescenta Adriana Serchiari de Andrade.

Todos esses benefícios estão relacionados com o fato de que a linhaça é uma rica fonte de ácido alfalênico, fibra e ligna. Além disso, as sementes não contêm glúten e contêm nutrientes graxos ácidos, ômega-3 e 6 e carboidratos

Dicas para consumir a linhaça

A seguir, as nutricionistas Queila Turchetto e Jamilla Saygli listam algumas dicas para introduzir a rotina lineçain e aproveitar seus benefícios.

  • Para o café da manhã, é indicado comê-lo in natura.
  • Eles podem acompanhar frutas, sucos, vitaminas, iogurte.
  • No almoço, pode ser servido em saladas, bem como com sementes frescas.
  • Uma opção é processar e usar farelo em receitas de pão integral.
  • No jantar, pode estar presente na sopa de legumes.
  • Quando compramos sementes processadas, parte de suas propriedades são perdidas. O ideal é processar apenas quando se usa;
  • Recomenda-se, de forma padrão, que o consumo não exceda 10 g por dia. em casos de deficiências nutricionais, esta recomendação pode mudar;
  • Pode ser comido com salada, arroz e tapioca.
  • Para preservar as propriedades nutricionais, a melhor forma de consumo é na forma de um gel.
  • Para fazer o gel, coloque 1 colher de sopa de chia em 50 ml de água e deixe umedecer por 15 minutos. Em seguida, basta adicionar sementes aquáticas que estão cheias de nutrientes ativos em sucos e vitaminas.
  • Coloque as sementes em uma panela. Quando começam a “estourar”, as sementes são ativas para consumo.

Composição nutricional

Como explica Queila Turchetto, as sementes de linhaça contêm, em sua composição química, cerca de 30 a 40% de gordura, 20 a 25% de proteína, 20 a 28% de fibra alimentar total, 4 a 8% de umidade e 3 a 4% de cinzas, além de vitaminas A, B, D, E e minerais como potássio e fósforo, magnésio, cálcio e enxofre.

Deixe sua resposta

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias