24.1 C
São Paulo
sábado, março 2, 2024
- Publicidade -spot_img

Confira tudo sobre o 14º salário do INSS que voltam a animar os aposentados e pensionistas

Leia Mais

Desde que o Projeto de Lei n°4367 foi criado, aposentados e pensionistas têm aguardado uma resposta sobre o pagamento do 14º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)Fonte FDR: https://fdr.com.br/2023/04/25/noticias-sobre-o-14o-salario-do-inss-voltam-animar-os-aposentados-e-pensionistas/
Imagem: Reprodução/Google

Desde a criação do Projeto de Lei nº 4367, pensionistas e aposentados aguardam uma resposta ao pagamento do décimo quarto salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Inicialmente, a ideia era que esse arquivamento pudesse mitigar as consequências da pandemia de COVID-19 na vida de quem recebe as folhas de pagamento da Previdência Social. Mesmo um grupo é visto como em perigo.

Declaração

O projeto de lei que criou o 14º salário do INSS foi proposto pelo deputado Pompeo de Matos (PDT). Na qualidade de Relator da proposta, Sr. Fabio Metederi (Divisão de Segurança Pública). O texto visa pagar uma cota anual aos aposentados e aposentados, após receberem o 13º salário antecipadamente.

De 2020 a 2022 foram pagas duas parcelas de 13 no primeiro semestre do ano. Diante disso, esse grupo que recebia o abono acabou se sentindo magoado porque no final do ano, quando os gastos tendem a aumentar, eles não têm mais o subsídio de Natal a ser retirado. O objetivo do governo na época era fornecer financiamento para o grupo em risco de pandemia.

Declaração

Enquanto isso, o 14º salário do INSS pagará uma parcela adicional do auxílio, a fim de reduzir os gastos do ano. O grande obstáculo para a aprovação deste projeto de lei é a falta de fundos. Tudo porque o governo federal já antecipa quanto será gasto na 13ª edição, mas não inclui no orçamento nada sobre a 14ª parcela. 

O salário será aprovado 14 pelo INSS?

Apesar de ter sido criado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), o salário 14 do INSS não pôde ser aprovado naquela época. A sentença do presidente não é suficiente, antes disso é necessário que deputados e senadores votem o projeto e indiquem se aprovam a medida ou não. Quando passa pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, o projeto é analisado em comissões.

Hoje, o texto foi suspenso no Senado e não há expectativa de sua aprovação. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também não deu nenhuma notícia sobre o andamento dessa medida. Portanto, há pouca esperança de que a cota já seja paga.

Valor do 14° salário do INSS

De acordo com o texto que criou o salário 14 do INSS, o pagamento ocorrerá em um valor diferente dependendo do pensionista ou aposentado.

Quem receber do Instituto Nacional do Seguro Social um valor igual ao salário mínimo deve receber um salário de 14 equivalente ao salário mínimo;
Quem recebe mais de um salário mínimo deve receber um salário de 14 equivalente ao salário mínimo acrescido de fração proporcional à diferença entre o salário mínimo e o teto do INSS, estimado em R$ 7.507,49.

Últimas Notícias