17.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -spot_img

Conheça os alimentos que se deve evitar para reduzir risco de câncer do intestino

Leia Mais

O câncer de intestino, também conhecido como câncer colo retal, é uma das formas mais comuns de câncer. Cerca de 1 milhão de novos casos são relatados em todo o mundo a cada ano. Existem muitos fatores de risco que contribuem para o seu desenvolvimento, um dos quais é a alimentação.

Os alimentos que podem levar ao câncer de cólon incluem, por exemplo, carne vermelha e processada, como mostrou um estudo internacional com mais de 50.000 pessoas em 2019.

Outro estudo também realizado em 2019 com milhares de participantes conseguiu estabelecer uma relação significativa entre câncer de intestino ou câncer colo retal e diferentes alimentos e ingredientes. Os pesquisadores concluíram que a nutrição aumenta o risco de doença quando promove inflamação crônica e estresse oxidativo.

Alimentos que aumentam o risco de câncer de intestino

De acordo com o estudo, para a prevenção do câncer de intestino, recomenda-se evitar alimentos inflamatórios, que incluem:

  • Carboidratos refinados, como farinha branca, açúcar e todos os produtos feitos a partir desses ingredientes. Exemplo: pão, bolos, massas doces, sorvetes, bebidas açucaradas
  • Carne vermelha e processada
  • Gorduras saturadas, como carnes gordurosas, laticínios e manteiga
  • Gorduras trans, como margarina, biscoitos e lanches

Prevenção

De acordo com o INCCA, manter o peso corporal e a atividade física adequados, bem como uma alimentação saudável, é fundamental para prevenir o câncer de intestino.


Uma dieta saudável consiste principalmente de alimentos frescos e minimamente processados, como frutas, legumes, grãos integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes.

Sinais de alerta de câncer de intestino

O câncer de intestino tem uma boa chance de ser curado quando detectado precocemente.

Além de realizar rotineiramente testes, é importante estar ciente dos sinais que o corpo envia quando algo não está indo bem. Aqui estão alguns deles:

  • Dor na área do estômago
  • Sangue nas fezes
  • Mudanças nos hábitos intestinais
  • Fraqueza e fadiga
  • Perder peso sem motivo aparente
  • Mudanças nos hábitos intestinais

1 comentário

Deixe sua resposta

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias