22.9 C
São Paulo
terça-feira, abril 30, 2024
- Publicidade -spot_img

Câncer de pulmão: Veja as causas da doença que tirou a vida da jornalista Gloria Maria

Leia Mais

Black And Yellow Simple Graphic Designer Email Signature 8
Imagem: Reprodução/Canva

Os sintomas do câncer de pulmão geralmente aparecem apenas quando a doença já está em um estágio mais avançado, e tosse seca e persistente, dificuldade em respirar, falta de ar, fadiga excessiva, dor no peito, perda de peso sem motivo aparente podem ser observados.

Na presença de sinais e sintomas que podem indicar câncer de pulmão, é importante consultar um pneumologista ou clínico geral, pois é possível fazer exames para identificar a doença precocemente, iniciar o tratamento logo após e prevenir o desenvolvimento de complicações.

O tratamento para o câncer de pulmão varia de acordo com o tipo e as características do câncer, podendo ser indicadas sessões de cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia.

Principais sintomas
Os principais sintomas do câncer de pulmão são:

  • Tosse seca e persistente.
  • Dificuldade respiratória;
  • Falta de ar;
  • Diminuição do apetite;
  • Perda de peso;
  • Rouquidão;
  • Dor nas costas;
  • Dor no peito;
  • Sangue no escarro.
  • Fadiga extrema.

É importante consultar um pneumologista assim que os sintomas aparecerem, pois os sintomas do câncer de pulmão geralmente aparecem nos estágios mais avançados da doença.

Sintomas nos estágios mais avançados

Na maioria das vezes, o câncer de pulmão é identificado nos estágios mais avançados. Nesta fase, os sintomas geralmente incluem expectoração sanguínea, dificuldade em engolir, rouquidão e infecções pulmonares frequentes. Além disso, pode haver manifestações e complicações do câncer de pulmão, como tumor de Pancoast e metástase, que apresentam sintomas mais específicos:

1. Tumor de Pulmão

O tumor de Pulmão, um tipo de câncer de pulmão localizado no pulmão direito ou superior esquerdo, apresenta sintomas mais específicos, como inchaço e dor no braço e ombro, diminuição do tônus muscular e aumento da temperatura da pele na área facial, ausência de suor e queda palpebral.
2. Tumor maligno

Uma metástase ocorre quando as células cancerosas são transportadas para outros locais do corpo através da corrente sanguínea ou vasos linfáticos. Um tumor maligno pode ocorrer dentro de alguns meses e, dependendo de onde ocorre, pode causar vários sintomas.

Em um tumor maligno do pulmão, pode haver dor torácica não relacionada à respiração ou derrame pleural. Em um tumor maligno do cérebro pode haver dor de cabeça, náuseas, vômitos e até déficits neurológicos. Em caso de metástase óssea, podem ocorrer dor óssea e fraturas frequentes. Quando há uma metástase no fígado, é comum aumentar o tamanho do fígado, leve perda de peso e dor no lado superior direito do abdômen.

Como é feito o diagnóstico

O câncer de pulmão é diagnosticado avaliando os sinais e sintomas apresentados pela pessoa, a saúde e a história familiar e o resultado de exames de imagem, especialmente radiografias de tórax, nas quais a presença de um tumor pode ser observada. Além disso, a tomografia computadorizada e a biópsia do tecido pulmonar podem ser solicitadas em alguns casos.

Assim, com esses exames, é possível confirmar o diagnóstico e verificar o estágio do tumor, sendo possível indicar o tratamento mais adequado.

Principais causas de câncer de pulmão

O principal responsável pelo desenvolvimento do câncer de pulmão é o uso de cigarros, uma vez que cerca de 90% de todos os casos desse tipo de câncer ocorrem em fumantes, e o risco aumenta de acordo com o número de cigarros fumados por dia e o número de anos que se fuma.

No entanto, o câncer de pulmão também pode ocorrer naqueles que nunca fumaram, especialmente naqueles que estão em contato frequente com a fumaça do cigarro ou outros produtos químicos, como radônio, arsênico ou berílio, por exemplo, embora esse risco seja muito menor do que naqueles que fumam.

Por que fumar pode causar câncer

A fumaça do cigarro consiste em vários carcinógenos que enchem os pulmões durante o tabagismo, como alcatrão e gasolina, que causam lesões nas células que revestem o órgão.

Quando essas lesões ocorrem de tempos em tempos, o pulmão pode ser capaz de se reparar, mas quando ocorrem constantemente, como no caso dos fumantes, as células não conseguem se reparar rapidamente, causando a proliferação errada de células e, consequentemente, o câncer.

Além disso, o tabagismo está associado ao aparecimento de muitos outros problemas de saúde, como enfisema, infarto e alterações de memória. Confira 10 doenças causadas pelo tabagismo.

Quem tem o maior risco de câncer
Fatores que parecem aumentar o risco de câncer de pulmão incluem:
  • Fumaça;
  • Inalar a fumaça dos cigarros de outras pessoas e, portanto, é um fumante passivo;
  • Frequentemente expostos ao gás radão e a outros produtos químicos perigosos, tais como arsénio, amianto (amianto), berílio, cádmio, hidrocarbonetos, sílica, gás mostarda e níquel;
  • Viver em áreas com muita poluição ambiental;
  • Eles têm uma predisposição genética, e pessoas com histórico de pais ou avós que tiveram câncer de pulmão podem ter um risco aumentado.
  • Além disso, fazer tratamento para outros tipos de câncer também pode aumentar o risco, como em casos de câncer de mama, linfoma ou câncer testicular tratados com radioterapia, por exemplo.

Pessoas com esses fatores de risco devem ter consultas regulares com seu médico ou pneumologista, como forma de fazer avaliações de saúde pulmonar e examinar quaisquer alterações que possam ser sugestivas, como um nó.

Como é feito o tratamento

O tratamento do câncer de pulmão depende do tipo de tumor, suas características e da presença de metástase. Assim, o médico pode sugerir cirurgia para remover parte ou todo o pulmão para evitar a propagação de células cancerosas para outras partes do pulmão ou para outros órgãos.

Além disso, o médico pode indicar quimioterapia e / ou radioterapia antes ou após a cirurgia para reduzir o tumor ou para garantir que todas as células cancerosas sejam eliminadas.

Deixe sua resposta

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias