17.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -spot_img

Banco Central anuncia novos planos para Pix automático internacional; Veja os recursos

Leia Mais

O tão aguardado Pix Automático deve virar realidade em breve. Veja essa e outras novidades anunciadas pelo BC.

O BC anunciou nesta semana que está trabalhando no desenvolvimento de novos recursos para o Pix, que serão lançados nos próximos meses. Entre as novidades estão o Pix automático, o Pix Internacional e o suporte nos mercados, o que aumenta o número de lojas que aceitam essa forma de pagamento.

Carlos Brandt, diretor-executivo do Banco Central responsável pela operação do Pix, revelou essa informação durante o evento Criptorama Brasília 2023, realizado na capital federal.

Ele observou que o objetivo é estender o uso do Pix para outros casos de pagamento, tornando-o mais inclusivo tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Pix automático deve trazer pagamentos recorrentes

Com a chegada do Pix Automático, os usuários poderão agendar pagamentos recorrentes, facilitar o uso do sistema e evitar esquecimentos, como já acontece com transações tradicionais, como TED e DOC. Além disso, o BC está trabalhando no método “Pix Internacional”, que busca facilitar as transferências para o exterior.

Em maio deste ano, o Pix registrou mais de 124 milhões de transações, transferindo mais de R$ 68 milhões em um único dia. No entanto, o recorde de transferências foi batido em 6 de junho, com 124,7 milhões de “pix feitos” no Brasil.

O recorde de junho impressiona porque aconteceu sem estar próximo de datas comemorativas, que costumam promover o uso do sistema. Em geral, por volta do quinto dia útil do mês, quando os salários são depositados e as faturas são vencidas, o número de transações costuma ser alto.

Em maio, quando o recorde anterior foi atingido, o Dia das Mães se aproximava e coincidia com o quinto dia útil. A combinação de receber salários e comprar presentes levou o Pix a registrar mais de 124 milhões de transações. No entanto, sem data comemorativa, apenas feriado prolongado, o novo recorde impressiona ainda mais.

Agora, o rápido desempenho superando o recorde anterior em pouco mais de um mês aumenta as expectativas para agosto com o Dia dos Pais.

Últimas Notícias