25.3 C
São Paulo
domingo, abril 21, 2024
- Publicidade -spot_img

Banco Bradesco lança Pix via WhatsApp usando (IA) inteligência artificial; Entenda essa nova novidade!

Leia Mais

O Bradesco anunciou que cerca de 30% de sua base de clientes pode realmente fazer uma conversão de Pix usando o WhatsApp. O serviço utiliza a inteligência artificial da assistente digital Bia e deve estar disponível para todos os usuários até o final deste ano.

Segundo o supervisor de inteligência e dados do banco, Rafael Cavalcante, as operações estão limitadas a R$ 300 por questões de segurança. Além disso, o cliente precisa habilitar a ferramenta antes de usar e escolher um contato previamente cadastrado no aplicativo.

Cavalcante diz que a IA da Bradesco pode evitar fraudes ao identificar transferências suspeitas para contatos recém-cadastrados. A declaração veio em resposta a uma reclamação no Reclame Aqui feita por um cliente que diz que o Pix pelo WhatsApp não exige senha.Em caso de transferência de valores incorretos ou para contatos errados, a organização afirma que o usuário pode se opor ao Pix no próprio aplicativo. O WhatsApp é usado apenas como intermediário para se conectar à IA do Bradesco, sem se responsabilizar por transações.

Assistente Digital

A Bia, assistente digital do banco, foi lançada em 2015 e desenvolvida em parceria com a IBM. A ferramenta é a primeira adaptação da IA de conversação do Watson Assistant para o português

A IA generativa do IBM WatsonX, lançada em julho, foi testada recentemente em outras regiões. “Além da área de atendimento ao cliente, a utilizamos para operações internas, preenchimento de formulários, síntese de informações, bem como em segurança cibernética”, diz Cavalcante.

Segundo o CEO, mensagens maliciosas enviadas à BIA com o objetivo de prejudicar o banco ou terceiros por ganhos são uma preocupação frequente. “O interesse da Bradesco em se proteger de tecnologias rápidas de engenharia [solicitações de IA] e já investimos nisso”, acrescenta.

Últimas Notícias