26.3 C
São Paulo
domingo, março 3, 2024
- Publicidade -spot_img

Atenção trabalhadores! O abono PIS/Pasep disponibiliza R$ 535 milhões para retirada de saque até o final de dezembro

Leia Mais

Um montante de R$ 535,78 milhões está disponível para saque nas contas do PIS/Pasep. O valor faz parte do abono salarial do ano-base 2021, que foi liberado no calendário de pagamento para o primeiro semestre de 2023. Veja como acessar as devoluções.

As restituições podem ser feitas na Caixa Econômica Federal (CEF) ou no Banco do Brasil (BB) até o dia 28 de dezembro. Após esse período, os prêmios não pagos serão devolvidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Quem tem direito a retirar o PIS/PASEP?

Para obter o PIS/Pasep, o trabalhador precisa verificar o direito ao abono salarial no ano de referência, no caso, 2022. Portanto, é necessário cumprir os seguintes critérios:

  • Estar matriculado nos programas do PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias consecutivos ou não;
  • Recebiam até dois salários mínimos;
  • Obtenha dados comerciais informados e devidamente atualizados em
    Relatório Anual de Informações Sociais (RICE).

Muitas pessoas se concentram apenas no fato de que trabalharam por alguns meses durante o ano de referência para pagamento. No entanto, esquecem que é necessário ter pelo menos cinco anos de trabalho oficial, consecutivos ou não. Caso contrário, o PIS/PASEP não será liberado.

O trabalhador também deve se atentar ao período padrão de inscrição no PIS/Pasep, que é de cinco anos. Somente após esse período, o trabalhador tem direito ao primeiro abono salarial, mesmo que já preencha todos os outros requisitos.



Como consultar o histórico de pagamentos do PIS/PASEP?

Em 2024, após a liquidação dos trabalhadores qualificados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), será possível consultar a data de pagamento do Programa de Integração Social (PIS) de forma simples e rápida.

  • Abra o aplicativo de cartão de visita digital e faça login através do Gov.br;
  • No menu, selecione a opção “Abono salarial”;
  • Escolher o ano-base 2022;
  • Confira o valor a ser recebido e a data de cada um deles.

Últimas Notícias