27.2 C
São Paulo
sábado, março 2, 2024
- Publicidade -spot_img

Atenção! INSS garante assistência a brasileiros com doenças mentais; Confira os requisitos para solicitar auxilio

Leia Mais

O comunicado foi feito através do Diário Oficial da União no dia 22 de setembro de 2022
Imagem: Reprodução/Google

Mais de 37 milhões de pessoas estão seguradas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além da aposentadoria, nem todo mundo sabe que o INSS garante apoio aos brasileiros com doença mental.

Isso permite que pessoas com doenças como depressão, fadiga e transtornos de ansiedade obtenham seguro INSS para diagnóstico.

Na lista, a doença mais comum e recentemente reconhecida é a osteocondrose, que é o nome mais comum para a síndrome da fadiga ocupacional. A doença é identificada quando os trabalhadores relatam fadiga física, mental e emocional associada a realizações profissionais e atingem fadiga extrema.

Segundo dados da Associação Nacional de Medicina do Trabalho e do Meio Ambiente (ANAMT), estima-se que dos 100 milhões de trabalhadores brasileiros, cerca de 30% sofriam de burnout, colocando o Brasil em segundo lugar no ranking global de países com mais casos da síndrome. A depressão afeta cerca de 11,3% da população brasileira.

INSS garante apoio a brasileiros com doenças mentais: saiba como solcitar

A assistência nesta doença é fornecida especialmente no caso de reabilitação e tratamento com um período de prisão. Para receber os benefícios, os candidatos com doença mental devem receber experiência médica do INSS.

Os trabalhadores devem ter contribuído para o INSS por pelo menos 12 meses para que seus pedidos sejam analisados. Essa condição é chamada de período de carência. Este pedido também só pode ser apresentado após 15 dias de ausência do trabalho com uma licença assinada por razões de saúde.

Quem é MEI (pequeno empreendedor individual) pode requerer o benefício por incapacidade temporária, desde que o primeiro dia de afastamento seja determinado por um profissional de saúde.

Aqui está um passo-a-passo para encomendar a partir do aplicativo My INSS:

  • Depois de iniciar sessão na aplicação, selecione Benefícios no separador Serviços.
  • Selecione a opção Subsídio de Doença e Lesões.
  • Preencha o formulário que aparece na tela e agende sua perícia médica.
  • Anexe os documentos necessários.
  • Conclua o procedimento e crie um documento de agendamento.

Se você está considerando esta opção, certifique-se de consultar um profissional de saúde mental como psicólogo e médico. Esse suporte será mais seguro e confortável, independentemente de a solução ser ajudar o INSS ou não. Para sofrimento mais agudo, ligue para o 188 para obter apoio imediato em serviços como o Centro de Valorização da Vida (CVV). As chamadas são gratuitas e anônimas.

Últimas Notícias