18.1 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024
- Publicidade -spot_img

Atenção condutores! as modificações relacionadas à renovação da CNH estão em vigor no país; Veja datas e detalhes

Leia Mais

- Publicidade -spot_img

De acordo com as informações divulgadas, desde 2021, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começou a introduzir novas regras. Não é novidade que a atualização das normas tem o objetivo de fornecer normas para garantir a segurança de todos no trânsito e, por isso, os motoristas devem ficar atentos às mudanças para evitar multas.

Entre as mudanças notáveis está o prazo de validade da CNH no país, que criou um novo período completamente diferente do que os motoristas costumam seguir. Confira mais detalhes abaixo!

Mudanças na validade da CNH?

De acordo com as informações, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi alterado em 2021. Essas mudanças permanecem em vigor em 2023. Uma das principais modificações está relacionada à faixa etária dos motoristas. Agora, as regras estabelecem que motoristas com menos de 50 anos devem renovar a carteira a cada contrato, ou seja, o prazo de renovação é de dez anos.

O período de renovação para pessoas de 50 a 70 anos é menor. A operação deve ocorrer a cada cinco anos. Para idosos com mais de 70 anos, o procedimento é realizado a cada três anos.

Com a mudança nos prazos de validade, muitos duvidam: a categoria temporária do documento também sofreu alterações? Bom, ao receber esse tipo de CNH, uma pessoa fica autorizada a dirigir por um ano. Após esse prazo, você precisará encomendar a versão final e não terá que se preocupar com a renovação até dez anos depois.

Refira-se que este período foi prorrogado com a atualização das regras. Antes, os motoristas tinham apenas cinco anos de validade da CNH. Isso, para motoristas de até 65 anos.

É importante lembrar que mesmo com mudanças nos prazos, os motoristas devem ficar atentos à reposição, pois negociar com uma CNH vencida pode gerar uma série de problemas. O crime é de tipo gravíssimo, marcando sete pontos na carteira. Além disso, ainda pesa no bolso do motorista. A multa é de R$ 293,47. Somando isso, com os custos de reposição, os valores podem se tornar pesados para alguns.

Últimas Notícias