17.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -spot_img

Atenção beneficiários! Calendário do Vale-Gás já está disponível, veja quem pode sacar o valor nesse mês de Fevereiro

Leia Mais

Quando foi a última transferência do vale-gás?

Antes de mais nada, vale ressaltar que o último depósito do vale-gás foi concluído no dia 22 de dezembro. Naquela época, cerca de 5,4 milhões de domicílios eram contemplados com direito. Como se sabe, o transporte é pautado pelo preço médio nacional de um botijão de gás de 13 kg. Assim, na turnê, os recursos adicionais emitidos na Caixa Tem foram fixados em R$ 104.

Os juros continuam em 2024?

Sim! Ou seja, a lei que criou o vale-gás, para 2021, determina o pagamento do benefício por 5 anos. Além disso, os pagamentos são feitos a cada 2 meses, com depósito à vista que originalmente corresponde a 50% do preço médio nacional do gás de cozinha. No entanto, desde o governo Bolsonaro, e ao longo de 2023, o pagamento foi em dobro (daí a expressão cupom de gás duplo).

No entanto, a iniciativa ainda não tem respaldo jurídico para continuar em 2024. Dessa forma, parece que a transferência será reduzida pela metade na nova rodada.

Calendário do vale-gás de fevereiro

Vale ressaltar que o calendário utilizado é o mesmo do programa Bolsa Família, e os depósitos ficam sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

  • NIS de final 1 – 16 de fevereiro;
  • NIS de final 2 – 19 de fevereiro;
  • NIS de final 3 – 20 de fevereiro;
  • NIS de final 4 – 21 de fevereiro;
  • NIS de final 5 – 22 de fevereiro;
  • NIS de final 6 – 23 de fevereiro;
  • NIS de final 7 – 26 de fevereiro;
  • NIS de final 8 – 27 de fevereiro;
  • NIS de final 9 – 28 de fevereiro;
  • NIS de final 0 – 29 de fevereiro.



Quem tem direito ao vale-gás?

Os critérios de elegibilidade para um vale-gás são:

  • Domicílios inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, com renda mensal per capita do domicílio menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
  • Domicílios cujos membros moram no mesmo domicílio aqueles que recebem benefício de pagamento contínuo (BPC);
  • A lei estabelece que o atendimento será concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sujeitas ao acompanhamento de medidas protetivas de urgência”.

No entanto, é importante ressaltar que não há um cadastro específico e que a seleção das famílias beneficiadas pelo vale-gás é feita diretamente do cadastro aunificado.

Assim, o único passo que os interessados devem dar é se cadastrar no CRAS da sua cidade.

Como o dinheiro é transferido do vale-gás?

Caso o beneficiário não possua conta CAIXA, a conta poupança social digital é aberta automaticamente em seu nome.

Depois disso, ele pode ser acessado pelo aplicativo Caixa Tem, onde o dinheiro da Vale-Gás pode ser usado para fazer compras com cartão de débito virtual, pagar contas, fazer transferências e saques sem cartão também são permitidos em casas lotéricas e terminais de autoatendimento.

Bruno Ferreira
Bruno Ferreirahttp://redebrasilnews.com.br/
Além de sua atuação nas redações, Bruno Ferreira também explorou a era digital, envolvendo-se em projetos de mídia online, podcasts e outras formas inovadoras de contar histórias. Sempre em busca de novas formas de se conectar com o público, um defensor incansável da liberdade de imprensa e da importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea.

Últimas Notícias