30.3 C
São Paulo
domingo, abril 28, 2024
- Publicidade -spot_img

Abono Pis Pasep terá um pagamento retroativo para trabalhadores em abril; veja quem o recebe

Leia Mais

Abono de R$ 1.302 estará disponível para quatro grupos no dia 17 de abril, mas alguns trabalhadores ainda podem receber o pagamento retroativo. Entenda quem tem direito e como consultar.
Imagem: Reprodução/Google

Abril vai conter novidades para os trabalhadores que aguardam um subsídio de pagamento do PIS/Pasep em 2023. Os pagamentos estão previstos para quatro grupos, mas podem chegar a mais brasileiros para os quais a Dataprev reprocessou a mesada devido a diferenças de dados ou obstáculos associados no PIS Pasep.

O calendário oficial de abono para quem trabalhou durante 2021 começou no dia 15 de fevereiro. No entanto, nem todos os trabalhadores conseguiram sacar dinheiro dentro do prazo.

De acordo com o Dataprev, o provimento PIS/Pasep foi retido para cerca de 2,7 milhões de brasileiros, e eles tiveram que passar por uma nova fase de processamento. O resultado da análise será divulgado no dia 5 de abril e os trabalhadores que receberam o subsídio já o receberão este mês.

Programação do Pis Pasep em abril

O calendário de abonos do Pis Pasep em 2023 terá depósitos entre fevereiro e julho para mais de 22,9 milhões de trabalhadores. Esse grupo inclui 20,4 milhões de brasileiros que recebem o índice PIS e outros 2,5 milhões que têm direito ao PASEP.

Em abril, Caixa e BB vão depositar o abono para quatro grupos, para ver quem recebe:

  • 17 de abril – pagamento em dinheiro do subsídio Pis para os nascidos em maio-junho;
  • 17 de abril – BB paga subsídio Pasep para servidores com registro final 2 e 3.

Veja o cronograma completo de pagamento do PIS/Pasep em 2023:

abono pis pasep 2023 1

Quem receberá o PIS Pasep retrospectivamente?

De acordo com o Dataprev, os trabalhadores que receberão em fevereiro ou março e tiverem que passar por reprocessamento do abono da folha de pagamento poderão receber o PIS/Pasep retroativamente no dia 17 de abril, junto com outras turmas.

Assim, aqueles nascidos entre janeiro e abril e cujos fundos não foram depositados na data especificada no calendário terão uma nova oportunidade de retirar valores.

Ainda não foi revelado quantos brasileiros poderão retirar retroativamente a parcela em abril, mas a estimativa da empresa é que mais de 2,7 milhões tenham sido afetados por impedimentos relacionados à folha de pagamento.

A consulta para saber o resultado da análise estará disponível no dia 5 de abril nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, nas unidades regionais de controle do trabalho ou por e-mail [email protected] (basta substituir as letras uf para abreviar o país de origem do trabalhador).

Caixa Tem solicita atualização cadastral da retirada do PIS

Com a liberação de um novo pagamento no dia 15 de março, milhares de trabalhadores foram surpreendidos com a entrada da Caixa Tem para sacar o subsídio do PIS/Pasep e acessar a conta bloqueada.Houve vários casos em que a Caixa solicitou a atualização cadastral da Caixa Tem para que os brasileiros pudessem transferir os valores da conta, resultando em instabilidade na aplicação, problemas para entrar na Caixa Tem e utilizar os serviços da aplicação.

Para garantir que não haja erro ao retirar a peça do Pis Pasep lançada em abril, o trabalhador já pode acessar o Caixa Tem e realizar a atualização cadastral antecipadamente. O procedimento pede a confirmação de determinados dados pessoais, como endereço, renda e ocupação, além de documentos de identidade como RG e CNH.

Após a atualização dos dados, o acesso ao Caixa Tem será emitido em até 48 horas.

Quem tem direito ao pagamento retroativo do PIS/Pasep?

A Caixa e o BB divulgarão no dia 17 de abril a parcela do PIS/Pasep para os trabalhadores que devem recebê-la em fevereiro ou março e para os quais a Dataprev reprocessou o subsídio.

Últimas Notícias