17 C
São Paulo
sexta-feira, julho 26, 2024

A nota de R$ 1 se tornou rara e você pode ganhar um bom valor vendendo-a para colecionadores; Saiba mais

Leia Mais

Hoje em dia, a nota real tornou-se uma nota cada vez mais difícil, uma vez que deixou de fabricar em 2005 e foi substituída por uma moeda do mesmo valor. Apesar de não fazer mais parte do cotidiano dos brasileiros, esse item ainda é acarinhado por muitos.

O que essas pessoas não sabem é que podem carregar uma folha preciosa no mercado de colecionadores. A paisagem dos chamados numismatistas, especialistas, pesquisadores e amantes de moedas ou medalhas no país se expande e chama a atenção pela variedade de moedas utilizadas no acervo.

Essas pessoas estão procurando variedades, desde peças antigas até contemporâneas e lembranças, então, é claro, a nota de um dólar não pode ser excluída desse conjunto de opções! A produção da cédula em questão começou em 1994, durante o plano real, no entanto, sua fabricação logo cessou, pois sua produção foi interrompida há quase duas décadas pelo Banco Central. Tudo amparado pela chegada de amostras da segunda família do real.

Esse movimento tornou a nota ainda mais rara. Graças à sua raridade, combinada com a antiguidade, o elemento tornou-se atraente para colecionadores. Estes, por sua vez, estão dispostos a pagar um valor maior do que o valor impresso em papel apenas para incluir um deles em suas coleções.

Assim, quem tem um desses guardados em casa pode vendê-lo por até R$ 27, segundo o canal do YouTube “Geração Numismática”. É provável que o valor seja maior do que isso, considerando o estado de salvamento da nota.

A avaliação é importante para encontrar uma nota rara

A avaliação, de fato, é um dos passos importantes desse mundo, pois através dela é possível determinar que se trata de um item falso ou determinar um valor. Outros detalhes costumam ser atrativos para quem alimenta um conjunto de moedas, cédulas ou medalhas, elevando o valor do item. É o caso de erros de cunhagem de moedas, edições limitadas e especiais ou aquelas em que poucos exemplares foram fabricados.

Em suma, vale a pena quebrar o cofrinho e conferir os detalhes do seu dinheiro para ver se existe uma nota ou moeda rara que possa trazer grande valor.