13.9 C
São Paulo
domingo, julho 14, 2024

Serasa Ensina Como Eliminar Dívidas Após 5 Anos – Veja o Macete

Leia Mais

Bruno Ferreira
Bruno Ferreirahttp://redebrasilnews.com.br/
Além de sua atuação nas redações, Bruno Ferreira também explorou a era digital, envolvendo-se em projetos de mídia online, podcasts e outras formas inovadoras de contar histórias. Sempre em busca de novas formas de se conectar com o público, um defensor incansável da liberdade de imprensa e da importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea.

Muitos brasileiros enfrentam o desafio das dívidas acumuladas ao longo dos anos, o que afeta negativamente sua situação financeira. Para ajudar os consumidores nessa situação, a Serasa revelou um truque importante: como se livrar de dívidas que já completaram 5 anos.

Segundo o Serasa, mesmo após esse período, a dívida não é cancelada automaticamente. Se houve tentativas de cobrança nos últimos cinco anos, o registro em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, permanece ativo, limitando o acesso a financiamentos e novos empréstimos.

A chave para se livrar dessas dívidas está no estatuto legal de limitações. No Brasil, o prazo prescricional ocorre quando se encerra o prazo de cobrança judicial de dívidas, geralmente em 5 anos, de acordo com o Código Civil Brasileiro. A Serasa orienta os consumidores a verificarem a data de vencimento da dívida. Se já se passaram mais de 5 anos desde então e não há reconhecimento da dívida ou pagamentos parciais, pode ocorrer o prazo prescricional.


Para aproveitar esse prazo de prescrição, é necessário não reconhecer a dívida ou fazer qualquer pagamento parcial, pois isso pode reiniciar o prazo de prescrição. Os consumidores são incentivados a verificar sua pontuação de crédito no site da Serasa, onde podem verificar se há alguma dívida proibida listada no histórico.

Se decidirem que a dívida caducou por prescrição, o próximo passo é solicitar formalmente o cancelamento da dívida ao credor ou instituição financeira. Recomenda-se que você envie esta solicitação por escrito e mantenha um registro de todas as comunicações para garantir que a dívida seja removida dos registros de crédito.

Com essas orientações do Serasa, os consumidores têm um caminho claro para se livrar de dívidas antigas que não podem mais ser cobradas legalmente, ajudando a restaurar sua saúde financeira e reconstruir seu crédito.

Últimas Notícias