26.3 C
São Paulo
domingo, março 3, 2024
- Publicidade -spot_img

Será que o Auxilio combustível será realmente pago? Saiba Mais!

Leia Mais

petrobras novos nomes sao bem recebidos pelo mercado 1675438468369 v2 900x506 1
Imagem: Reprodução/Google

A retomada dos impostos federais sobre o valor do combustível afetou o bolso de muitos brasileiros que dependem de carros, motocicletas ou caminhões para o deslocamento e o trabalho.

Com isso, a busca por opções de Fuel Aid está toda de volta em 2023. Afinal, existe algum programa de governo nesse sentido? Como funciona esse tipo de pagamento, que muitas vezes também é chamado de vale-combustível.

Há ajuda governamental para combustível em 2023?
Antes de mais nada, é importante lembrar que estamos falando de um lote que é muito procurado hoje em dia. Muitos trabalhadores até tentam adicionar esse recurso ao seu contrato de trabalho antes que o acordo seja concluído.

Mas antes disso, vamos responder à pergunta: existe um benefício do governo nesse sentido?

É importante não misturar os tipos de pagamentos. Atualmente, já existe um vale de gasolina no Brasil, mas não tem nada a ver com combustível. Este é um pagamento para a compra de um cilindro de gás de 13 kg.

Esse valor é destinado aos beneficiários do Bolsa Família e do BPC que estão em situação de vulnerabilidade.

A ajuda ao combustível no nível federal não faz isso, na verdade. Esse tipo de pagamento aconteceu por um tempo com motoristas profissionais (caminhoneiros e taxistas) no ano passado, mas terminou em dezembro de 2022.

Então, o que são ajudas de combustível?
Este é um benefício pago aos trabalhadores (geralmente com uma licença assinada) que acabam em um saldo razoável com gasolina ou etanol no final do mês.

Importante: O auxílio combustível não é um privilégio trabalhista previsto em lei. Ou seja, trata-se de um pagamento acordado entre o trabalhador e o empregador.

É muito comum ter esse tipo de opção no contrato de quem trabalha com deslocamento diário, e principalmente com quem trabalha na área de transportes.

Como funcionam o auxilio de combustível?

O pagamento geralmente é feito por simples acordo. As pessoas que trabalham com um carro ou motocicleta, por exemplo, coletam todas as notas de consumo de combustível durante a viagem e, em seguida, emitem essas notas para o RH ou seu empregador.

A partir disso, o valor é devolvido ao trabalhador para que ele não tenha nenhum tipo de lesão. Lembre-se de que o Auxilio combustível também é conhecido como Vale combustível em algumas áreas. No entanto, segue a mesma logística de outros lugares.

Geralmente, os pagamentos do combustível Aid ocorrem como reembolso, pagos semanalmente ou além do salário mensal.

Os auxílios aos combustíveis são iguais aos vales de transporte?

Por fim, também é importante afastar essa dúvida muito comum.

Estamos a falar de vários aditamentos, incluindo a sua legalidade. O comprovante de transferência está na CLT e é um benefício obrigatório para quem precisa se deslocar.

No entanto, o vale-transporte é pago de acordo com o local onde o trabalhador mora. No entanto, neste caso, o trabalhador precisa usar o transporte público para se locomover.

Últimas Notícias