27 C
São Paulo
segunda-feira, abril 29, 2024
- Publicidade -spot_img

Salário-Maternidade: Quem tem direito e como solicitar online gratuitamente

Leia Mais

O Instituto Nacional do Seguro Social paga o salário-maternidade desde o momento do pedido de licença-maternidade. Recentemente, o instituto ampliou esse recurso para incluir novas coleções e tem duração de até 120 dias. Neste guia você vai descobrir como solicitar o direito, quem tem direito a ele e mais informações.

Mensalmente, as mulheres podem receber o salário-maternidade pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social. O direito é o auxílio emergencial para trabalhadores que precisam se afastar do trabalho após terem um filho ou terem feito um aborto. Na verdade, quanto tempo dura depende do evento desencadeador da demanda.

Quem tem direito à licença-maternidade?

Geralmente, trabalhadores que têm pelo menos 10 meses de contribuição ao INSS têm direito ao benefício. Recentemente, a licença-maternidade foi estendida às trabalhadoras autônomas. Neste artigo, explico mais sobre esse recurso para freelancers.

Para esse novo grupo, ele poderá ser pago a partir da primeira contribuição ao INSS, ou seja, não será aplicado um período mínimo de carência de 10 meses. Esta isenção aplica-se também aos trabalhadores domésticos e aos trabalhadores temporários. Pequenos Empreendedores Individuais (MEI) também podem solicitar a licença.



Vale lembrar que existem quatro eventos que motivam a licença-maternidade, ou seja, o motivo da solicitação:

  • Nascimento do bebê
  • Aborto não criminoso
  • Adoção (é necessário apresentar nova certidão de nascimento emitida após a decisão judicial)
  • Guarda legal para adoção de menor de até 12 anos (apresentar acordo de guarda indicando que a guarda se destina à adoção)

Homens, no caso de MEI, também podem se candidatar em caso de morte da parceira.

Em decisão da Suprema Corte deste ano, mulheres em relações homoafetivas podem tirar licença-maternidade mesmo que não estejam grávidas. Isso acontecerá se o parceiro pedir 120 dias de licença, após os quais seu parceiro receberá uma licença garantida de 5 dias.

Quanto tempo dura a licença-maternidade?

Salário-Maternidade

A duração da licença também é determinada pelo evento que aciona o pedido. Em caso de aborto, o segurado tem direito a 14 dias. Nos demais casos, o pagamento será feito por até 120 dias.

Mas esse prazo pode aumentar em breve, já que o Senado analisa uma proposta que aumenta a licença-maternidade para 180 dias e a partilha para até 60 dias com cônjuge ou companheiro.

A participação é o caso em que a licença é dividida entre os pais da criança, ou seja, um fica com parte dela e o outro fica com parte dela.

Diretrizes do Instituto Nacional do Seguro Social sobre salário-maternidade

  • De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, para aprovar o pedido, é necessário:
  • Responda sim, sim, à pergunta se há uma desistência da atividade no momento do nascimento do bebê
  • Se a resposta for negativa, o pedido é automaticamente rejeitado
  • É necessário anexar documentos que comprovem a necessidade de assistência, como certidão de nascimento da criança, documentos pessoais e comprovante de endereço.
  • O pedido não é exigido por trabalhadoras com carteira assinada, o salário-maternidade é pago pelo empregador

Solicitar licença maternidade

O pedido pode ser submetido diretamente da sua casa, sem ter de se deslocar a uma agência, basta seguir estes passos:

  • Entre no site do Meu INSS;
  • Faça login com sua conta gov.br;
  • Clique no botão “Novo Pedido”;
  • Digite “salário-maternidade urbano”;
  • Selecione o serviço na lista disponível na tela;
  • Leia o texto na tela e continue seguindo as instruções.
  • Para se candidatar, é preciso um documento de identidade com foto, CPF, além de atestado médico, certidão de nascimento ou certidão de adoção. 

A inscrição também pode ser feita por meio da Central 135, mas deve ser preenchida, com o envio da documentação, de forma online.

Bruno Ferreira
Bruno Ferreirahttp://redebrasilnews.com.br/
Além de sua atuação nas redações, Bruno Ferreira também explorou a era digital, envolvendo-se em projetos de mídia online, podcasts e outras formas inovadoras de contar histórias. Sempre em busca de novas formas de se conectar com o público, um defensor incansável da liberdade de imprensa e da importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea.

Últimas Notícias