21.9 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -spot_img

Saiba mais sobre os benefícios do banho quente, que ajuda até com a depressão

Leia Mais

Benéficos do banho quente

O Brasil é um dos países onde você mais se banha. Seja devido à cultura do nosso povo ou ao clima tropical, isso se tornou uma prática diária de higiene. Mas você sabia que os banhos podem ajudar em diferentes aspectos da vida diária, como recuperação muscular, controle do humor e muito mais?

Primeiro, vamos destacar algumas das vantagens de um banho frio:

  • Ajuda a tratar infecções.
  • Dá mais vida ao cabelo.
  • Estimula a circulação sanguínea.
  • proporciona a sensação de que você é mais do que memórias;
  • Atualiza;
  • Protege o cabelo e a pele.

Agora, as vantagens de um banho quente:

  • Reduz o estresse e a ansiedade.
  • Proporciona uma limpeza profunda da pele
    Relaxa os músculos.
  • Proporciona uma sensação de relaxamento.
  • Dilata os vasos sanguíneos.

Agora, vamos lidar mais especificamente com a prática de banhos quentes, como um estudo realizado na Universidade de Freiburg, na Alemanha, relatou que essa prática pode ser tão eficaz no combate à depressão quanto o exercício.

Banhos quentes contra a depressão

A pesquisa envolveu 45 voluntários com depressão, que passaram de leve a grave com base na Escala de Avaliação da Depressão de Hamilton (HAM-D). Assim, alguns participantes tiveram que tomar banhos quentes – com água a 40 ° C – por 30 minutos e, após o banho, deitar-se com bolsas térmicas quentes e um cobertor, por 20 minutos, duas vezes por semana.

Outros participantes tiveram que fazer algum tipo de exercício físico por 45 minutos, também duas vezes por semana. No final da pesquisa, oito semanas depois, os voluntários passaram no teste novamente para avaliar o grau de depressão.

Aqueles que se exercitaram tiveram uma queda de três pontos, em uma escala cuja média inicial foi de 21,7 pontos, de 1 a 50. Participantes que tomaram banhos quentes, relaxaram e depois caíram mais, de seis pontos.

No entanto, deve-se ressaltar que o estudo não é definitivo, pois contou com poucos voluntários. Além disso, 13 das 23 pessoas que praticarão esportes não o realizaram até o final do experimento, e o estudo não foi revisado por pares. No entanto, ainda é um bom indicador dos benefícios que os banhos quentes e relaxantes proporcionam às pessoas que sofrem de depressão.

Portanto, os pesquisadores também confirmaram que o banho, quando consumido na banheira, é mais eficaz, uma vez que a imersão ajuda a normalizar os ritmos circadianos e a temperatura corporal. Isso proporciona melhores noites de sono, ajuda de bom humor e na luta contra a depressão.

Deixe sua resposta

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias