26.3 C
São Paulo
domingo, março 3, 2024
- Publicidade -spot_img

RG Digital agora é emitido em todos os estados Brasileiros; Veja como solicitar

Leia Mais

O novo RG Digital já é uma realidade para muitos brasileiros.Fonte FDR: https://fdr.com.br/2023/01/30/rg-digital-passa-a-ser-emitido-em-todos-os-estados-e-voce-ja-pode-solicitar-o-seu/
Imagem: Reprodução/Google

O novo RG Digital já é uma realidade para muitos brasileiros. A versão atualizada da Carteira de Identidade do Povo foi projetada com o objetivo de proporcionar maior segurança aos cidadãos, além de padronizar a estética do documento em todas as regiões do país. 

Declaração

Ainda hoje, há muitas dúvidas em torno do lançamento da RG Digital. As principais indicam o início do prazo obrigatório do documento, bem como se todos os estados brasileiros já oferecem a nova versão do registro público. 

A atratividade da RG Digital está atrelada à praticidade que esse documento proporciona, uma vez que não se trata apenas de identidade, uma vez que reúne uma série de documentos essenciais para o cidadão no dia a dia. Portanto, a possibilidade de evitar carregar papéis na carteira ou correr o risco de perdê-los já é uma grande vantagem.

Antes de mais nada, é importante esclarecer que a diferença entre um RG digital e um único RG consiste no fato de que o segundo une os números de RG e CPF. Portanto, apenas o registro individual será oficialmente válido como uma identidade. 

Declaração

Outro detalhe é que o prazo para a implementação desse documento termina neste ano de 2023. Desde então, o RG Digital pode ser acessado digitalmente por meio da plataforma Gov.br validado via QR code. Na prática, o documento é hospedado em um aplicativo fornecido exclusivamente por cada estado onde o documento já é válido. 

Ainda em 2022, o então ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República afirmou que a responsabilidade pela emissão do novo documento cabe a cada país e, por isso, a implementação do novo RG digital é gradual.

“Aos poucos, não teremos carteira de identidade para cada estado. São 26 estados e distritos federais, cada um com carteira própria. Isso vai acabar. Haverá uma definição única de cidadão”, Luiz Eduardo Ramos.

Principais mudanças no RG digital
A nova versão do documento pode ser emitida tanto na versão física (em papel) quanto na versão digital, que pode ser salva nos smartphones dos cidadãos ou acessada por meio de um aplicativo.

Como mencionado anteriormente, o novo RG também traz algumas mudanças significativas. Aqui está a lista completa:

  • Padronização: o documento terá uma estética única em todo o país;
  • Cópia digital: Além de ser emitido em cópia física, o documento terá uma cópia digital (com o mesmo efeito do documento físico) no portal Gov.br;
  • Código QR: todas as novas informações do RG podem ser acessadas através da leitura de um código QR simples, o que aumenta a tecnologia do documento;
  • Inclusão de novas informações: Além dos dados pessoais dos cidadãos, o novo RG exibirá informações como tipo sanguíneo, cadastro de doadores de órgãos, nome social e muito mais.
  • ID do Estado: O novo documento deve conter o nome do país responsável pela emissão e a entidade onde o cartão de identificação foi emitido (como a Secretaria de Segurança Pública, por exemplo).

Deixe sua resposta

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias