24.6 C
São Paulo
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img

Programa Jovem Aprendiz dos Correios em 2023 prorrogou inscrições com 4.382 vagas

Leia Mais

Uma oportunidade para os jovens que procuram trabalho no início do ano. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – Correios, publicou o Edital do Programa Jovem Estagiário dos Correios em vigor para este ano. As inscrições, que serão encerradas no dia 21 de abril, foram prorrogadas e agora vão até o dia 30 de abril.

O processo seletivo oferece um total de 4.382 vagas espalhadas por diversas cidades/municípios do país, com vagas em diversos turnos. Saiba mais abaixo.

Você tem que ver: Concurso dos Correios: veja como foi o último edital de 2011
Os correios estão abertos ao recrutamento de jovens estagiários para cargos de assistente administrativo ou assistente de logística, dependendo da unidade.

De acordo com o documento emitido, a formação técnica profissional para jovens estagiários será numa destas duas áreas, nos métodos de ensino presencial ou à distância (EaD).

No entanto, o campo de treinamento e o método de educação do candidato serão determinados pelos correios, de acordo com os critérios de oportunidade e conforto.

O contrato de aprendizagem, que é um tipo de vínculo, terá uma duração de 12 a 24 meses consecutivos, com anotação no Cartão de Visita Digital (CTPS), salvo as exceções previstas na legislação e regulamentação em vigor.

Além das mais de 4.300 vagas ofertadas, ainda haverá uma formação para o cadastro da reserva. Dessa forma, os Correios podem entrar em contato com mais aprovadores nesse processo seletivo quando surgirem vagas dentro da validade do evento.

O Edital do Programa Jovem Estagiário dos Correios 2023 tem validade de 1 ano, calculado a partir da data de sua aprovação – que é a etapa final do processo seletivo – e pode ser prorrogado uma vez por igual período.

Escolha Correios 2023: Edital e Inscrição

Quem pode se inscrever

Os jovens de 14 a 21 anos podem ser inscritos no processo seletivo dos Correios no momento do emprego, salvo as exceções previstas em lei, e estudar.Independentemente da idade, o jovem deve cursar pelo menos o 9º ano do ensino fundamental.

Eles também podem se inscrever quem está matriculado e vai para a escola, desde que não tenha concluído o ensino médio.

Veja abaixo todos os requisitos para participação:

  • Ser brasileiro ou naturalizado;
  • Ter entre 14 e 21 anos, no momento do emprego;
  • Estar pelo menos cursando o 9º ano do ensino fundamental ou estar matriculado e ir para a escola (se você não tiver concluído o ensino médio);
  • Não ter sido previamente contratado como jovem estagiário e/ou mantido vínculo empregatício com os Correios;
  • Não ter concluído, em momento algum, um curso educativo com conteúdo programático semelhante ou idêntico ao proposto neste programa educativo;
  • Estar disponível para cumprir a jornada de aprendizado que você se inscreveu;
    Compromisso e obrigação de cumprir o código de ética, normas de conduta e demais regulamentos dos Correios.

Jovens Estagiários no Programa dos Correios

O programa de jovens estagiários será implementado nos correios no sistema dual, que consiste em etapas teóricas e práticas.

Em suma, durante a semana, o jovem ficará, dois dias numa instituição de formação técnica profissional e três dias nos correios, até ao final da aprendizagem.

A jornada de aprendizagem (semelhante à jornada de trabalho) do programa será de 20 horas por semana, distribuídas por 4 horas por dia, com um total de pelo menos 800 horas, e incluirá horas alocadas para atividades teóricas e práticas.

A fase teórica, com um curso de formação profissional de 120 horas consecutivas, será realizada na sede de uma instituição qualificada no parceiro de formação técnica e profissional dos correios.

Além disso, o jovem estagiário realizará a etapa prática, que será realizada nas unidades dos Correios, sob a supervisão de um funcionário da empresa devidamente treinado, ou em modo de trabalho remoto (remoto), através da oportunidade e conveniência dos correios.

De acordo com o edital, quando o curso de ensino utilizar a metodologia da educação a distância – EaD, as atividades relacionadas à etapa teórica serão realizadas inteiramente dentro das instalações da instituição ou agência dos Correios.

Sobre salário e benefícios

Após ser contratado, o jovem estagiário dos Correios receberá um salário mínimo por hora, levando em consideração o piso do estado, se houver. Além disso, o contrato prevê as seguintes vantagens:

Título de transporte comum, concedido estritamente em conformidade com a legislação em vigor;
Food stamps ou alimentos, comuns em 5%.
Após o emprego, o jovem receberá um uniforme (camiseta) para trabalhar nos correios.

Correios de Jovens Estagiários: Inscrições Liberadas

As inscrições para o programa Jovem Aprendiz dos Correios são totalmente gratuitas e são realizadas somente online através do site oficial dos Correios entre os dias 27 de março e 23h59 do dia 30 de abril de 2023, horário de Brasília.

Aqui está um guia passo-a-passo para se inscrever:

Os Correios informam que o jovem se inscreva, preferencialmente, na vaga localizada no município onde reside/reside.

Os municípios de opção e o número de vagas por turno estão disponíveis no site dos Correios – veja a lista de vagas por região.

Sobre as etapas do processo seletivo
O primeiro passo para participar do processo seletivo é se cadastrar no site. Depois disso, os candidatos serão avaliados com base nas seguintes questões:
  • Renda familiar mensal;
  • Idade;
  • Estabelecimento de ensino;
  • Participação nos programas sociais previstos nesta Declaração.

Em cada questão, o candidato receberá de 0 a 6 pontos, que serão adicionados para criar a lista de classificação. Em resumo, o processo de seleção incluirá as seguintes etapas: inscrição, requisitos de classificação, exames médicos antes da admissão (financiados pelos correios) e emprego.

Últimas Notícias