15.7 C
São Paulo
sábado, outubro 5, 2024

Sintomas de Boca Formigando? Saiba Quando Pode Ser um Sinal de Problemas Neurológicos Graves

Veja Também

Bruno Ferreira
Bruno Ferreirahttp://redebrasilnews.com.br/
Além de sua atuação nas redações, Bruno Ferreira também explorou a era digital, envolvendo-se em projetos de mídia online, podcasts e outras formas inovadoras de contar histórias. Sempre em busca de novas formas de se conectar com o público, um defensor incansável da liberdade de imprensa e da importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea.

Não é normal sentir dormência nos lábios ou formigamento na boca. Essa condição pode estar ligada a muitos problemas de saúde, desde causas benignas até doenças graves.

Em um vídeo, a nutricionista Patricia Letty explica que o formigamento na boca pode estar relacionado à neuropatia periférica, um defeito em um ou mais nervos periféricos que causam dormência em áreas como mãos, pés, pernas e braços.

“Muitas vezes, essa neuropatia periférica pode ser uma complicação do diabetes. Sabemos que o diabetes mal controlado pode causar complicações neurológicas. A neuropatia periférica pode afetar esses nervos faciais, inclusive a cabeça, causando essa confusão oral”, explica o especialista.

Descubra as possíveis causas do formigamento na boca:

  • Neuropatia periférica: Possíveis complicações do diabetes que afetam os nervos da face e outras áreas, como mãos, pés, pernas e braços.
  • Deficiências de vitaminas e minerais: Deficiências de vitaminas B, magnésio e ômega-3 podem causar formigamento frequente nos lábios. O vegetariano adverte vegetarianos e veganos para sempre investigarem os níveis de vitaminas e minerais no corpo.
  • Efeitos colaterais dos medicamentos: Segundo o especialista, alguns medicamentos podem causar dormência e formigamento. Patrícia recomenda procurar um especialista para uma possível troca de medicação, se necessário.
  • Problemas dentários: Cáries profundas, dentaduras inadequadas, anestesia e outras intervenções odontológicas podem afetar os nervos da boca. O especialista recomenda procurar um dentista para tratar esse problema.
  • Ansiedade e estresse: Isso pode levar à hipercontração e causar formigamento na boca. “Às vezes, uma pessoa está tão ansiosa, nervosa que continua pressionando a boca, mordendo a boca. Isso pode causar uma espécie de dor nas articulações”, explica Patrícia.
  • Problemas graves de saúde: formigamento na boca, segundo o especialista, pode ser um dos sinais de alerta de acidente vascular cerebral, esclerose múltipla, tumores na cabeça ou problemas de tireoide.

O especialista aconselha procurar um dentista se tiver formigamento na boca – Foto: Freepik / Detecção
“Então, o mais importante é que, primeiro, se você tiver formigamento ou dormência na boca, vá ao dentista para descartar qualquer tipo de problema dentário. Então, de acordo com as indicações do profissional, ele pode te encaminhar para um especialista para diagnosticar e tratar o problema, que é o mais importante”, recomenda Patrícia.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas em saúde e bem-estar.

Leia Mais