21.5 C
São Paulo
domingo, abril 14, 2024
- Publicidade -spot_img

Os herdeiros podem retirar dinheiro esquecido dos bancos? Saiba como!

Leia Mais

O Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central foi lançado mais uma vez. A segunda versão conta com uma novidade

Depois de muito tempo, o Banco Central do Brasil (BC) finalmente reabriu a Consulta Dinheiro Esquecido através do Sistema Cash InComing (SVR). Como o nome sugere, é uma ferramenta usada para as pessoas consultarem se têm algum dinheiro faltando no banco. Muitos brasileiros, então, querem saber se os herdeiros podem usar o sistema.

O banco central já se posicionou neste caso. De acordo com a agência, há um sim com herdeiros ou representantes legais usando SVR. No entanto, o procedimento pode ter algumas diferenças que você consultará com o seu valor. A segunda fase do SVR foi lançada nesta terça-feira (28) e uma das novidades diz respeito aos representantes legais.

Os herdeiros podem consultar o SVR? 
Antes de lidar com herdeiros, é importante explicar o que é um SVR. Como já foi dito antes, é uma ferramenta criada pelo Banco Central para consultar dinheiro esquecido. Os brasileiros podem consultar por meio do CPF ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). A primeira fase aconteceu em 2022 e devolveu R$ 4 bilhões aos brasileiros. Agora, a estimativa da Colúmbia Britânica é de que R$ 6 bilhões serão recuperados.Cerca de 37 milhões de CPFs podem receber dinheiro de volta. Enquanto isso, os CNPJs somam 2 milhões, segundo dados do BC. As fontes de recursos são diversas e já podem estar fechadas contas de poupança, por exemplo.

Espera-se que a segunda fase seja lançada até o final de 2022. No entanto, a greve dos servidores BC e a otimização de software adiaram essa data. O Banco Central divulgou o SVR nesta terça-feira (28), às 10h. O montante a libertar diz respeito aos recursos de pessoas vivas e falecidas.

Por esta razão, os herdeiros podem realizar consultas. Além da consulta em si, o procedimento é realizado no site do Banco Central, com CPF da pessoa. É importante ressaltar os riscos de fraude. Muitas vezes, formas de fazer a consulta são oferecidas, através de e-mails ou telefones.

O banco central emitiu um comunicado dizendo que não estava entrando em contato com os brasileiros ou contatando-os por e-mail. Assim, a única maneira de consultar o Sistema de Valor de Admissão é através do site. O mesmo se aplica aos herdeiros.

Afinal, como faço posso realizar a consulta?
Para realizar a consulta, basta acessar o site do Banco Central, por meio deste link: https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber. Dessa forma, o brasileiro precisa informar o Fundo do Príncipe Herdeiro, ou a pessoa falecida, se possível. Mas os herdeiros só poderão sair em 7 de março. Portanto, a consulta é liberada, mas a saída ainda não pode ser feita.

Últimas Notícias