21.6 C
São Paulo
sábado, maio 18, 2024
- Publicidade -spot_img

O que é a estranha “cortina” de luzes verdes vistas no céu havaiano?

Leia Mais

Luzes verdes Feixes de luz Havai History Channel Brasil 1 1

Uma estranha “cortina” de luzes foi vista sobre o Havaí no final de janeiro. Este fenômeno incomum foi registrado pelo Telescópio Subaru do Observatório Nacional do Japão. Assim como o misterioso redemoinho que apareceu sobre o céu havaiano há alguns dias, há uma explicação científica para o incidente.

Raios de luz
“Acredita-se que as luzes sejam de um satélite de altímetro de sensoriamento remoto ICESat-2/43613”, diz um post da equipe do telescópio no Twitter. Este equipamento foi lançado ao espaço pela NASA em 2018 para medir a superfície da Terra. A técnica ajuda os cientistas a monitorar mudanças nas camadas de gelo, florestas, lagos e áreas urbanas.

           

Para realizar medições, o satélite usa pulsos de feixe de laser verde. Ele pode liberar 10.000 pulsos por segundo, contendo cerca de 20 trilhões de fótons. O céu nublado no Havaí ajudou a iluminar esses raios de luz, como se fosse uma máquina de neblina em um show de luzes.

O telescópio Subaru foi o mesmo que capturou imagens da espiral azul no céu havaiano. Nesse caso, a SpaceX estava por trás desse fenômeno. O efeito foi causado por uma nuvem de cristais de combustível congelados em forma de espiral que se formaram antes de um foguete Elon Musk retornar à Terra.

Últimas Notícias