13.6 C
São Paulo
sábado, julho 27, 2024

O concurso BACEN pode ter 245 vagas em 2023, confira as vagas e salários

Leia Mais

De acordo com o Banco Central, a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoas já recebeu um pedido de autorização para a realização do concurso do BACEN, que pode conter 245 vagas neste ano.

A expectativa de que o evento entre oficialmente em vigor é no final de maio, que é o prazo para o SGP realizar sua avaliação. Geralmente, a devolução é feita por meio de publicação no Diário Oficial da Federação.

CONFIRA MAIS SOBRE O CONCURSO BACEN

De acordo com o Ministério da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos, órgão ligado à secretaria em causa, os pedidos já estão em análise. Os funcionários são os profissionais responsáveis pela área.

Por isso, as expectativas para o concurso BACEN são altas, tanto de candidatos quanto de agentes da instituição bancária. Afinal, o último processo seletivo ocorreu em 2013, que disponibilizou 500 vagas.

Cargos e vagas
No momento, há uma escassez de mais de 3.000 servidores no Banco Central. É por isso que é urgente a necessidade de abrir um decreto para combater este défice regulamentar. No entanto, este número não será totalmente preenchido, devido a vários fatores internos.

Por isso, a proposta encaminhou pedidos de 245 vagas, sendo 200 analistas, 30 técnicos e 15 promotores. Assim, a intenção é fazer o emprego imediato daqueles que são certificados.Renumeração
Via de regra, a faixa salarial é uma característica que incentiva muitos cidadãos a experimentarem a concorrência do BACEN, já que seu valor costuma ser relativamente muito acima da média.

Assim, esse bônus inicial varia de aproximadamente SAR 7.280 a um máximo líquido de SAR 21.015. De fato, lembre-se de que esse valor pode aumentar à medida que a ascensão na profissão continua.

Além desses valores, cada servidor recebe benefícios exclusivos, como auxílio-alimentação. E até mesmo ajudas de creche para aqueles com filhos

Localidades do concurso BACEN

Neste tópico, ainda não se sabe os locais exatos onde o processo seletivo será aplicado. Afinal, a honestidade da gestão e do desempenho das pessoas não afetou o mandato.

Porém, só para se ter conceitos básicos, é interessante saber onde foram realizadas as últimas provas de seleção em 2013, a saber: Brasília, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Funções
Agora, confira as vagas previstas no concurso BACEN. Vale lembrar que ainda é usado como base, o concurso foi feito há 10 anos.

Analista
O cargo de analista e desenvolvedor de sistemas é um campo que exige um nível superior de escolaridade, independentemente do curso de graduação. Aqui, a única ressalva é que a instituição de ensino deve ser, obrigatória, reconhecida ou credenciada pelo Ministério da Educação.

Os poderes, por sua vez, seguem o artigo 3º da Lei nº 9650, de 1998. São eles: desenvolver, implementar e monitorar projetos e planos relacionados à gestão de reservas internacionais, políticas monetárias e cambiais, emissão de papel-moeda e gestão de regimes especiais e regulatórios.

Além disso, após ser aprovado no concurso do BACEN, o analista também terá que gerenciar o sistema de metas de inflação e pagamentos nacionais. Além disso, tem a responsabilidade de acompanhar os compromissos externos e a necessidade de intervenções administrativas.

Técnico
Nesse caso, a escolaridade exigida é apenas a conclusão do ensino médio brasileiro, com o certificado emitido pelo próprio instituto de ensino.

Em geral, as competências do técnico do Banco Central do Brasil também estão previstas na mesma Lei de 1998, agora contida no artigo 5º.

Aqui está uma lista de funções que um profissional deve desempenhar: Executar tarefas técnicas que complementam as atividades de analistas, advogados, suporte administrativo para esses mesmos servidores.

Procuração
Aqui, para o cargo de advogado, é necessário que o credenciado ao concurso BACEN tenha um diploma indicando o curso de bacharel em Direito.

Além disso, a exigência obrigatória é que o profissional esteja inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e tenha pelo menos 2 anos de experiência na área de medicina legal. Portanto, é esse cargo que possui a maior faixa salarial inicial, para o maior reconhecimento da profissão.

Desta vez, trata-se do artigo 4º, instrumento de juros, que comunica as seguintes qualidades: representação judicial e extrajudicial, assessoria e assessoria jurídica, cálculo da liquidez de crédito e assistência aos gestores bancários, realização de controle interno sobre atos jurídicos.