21.7 C
São Paulo
sábado, março 2, 2024
- Publicidade -spot_img

Novo RG será obrigatório a partir de março? Entenda a mudança

Leia Mais

O novo RG Digital já é uma realidade para muitos brasileiros. Fonte FDR: https://fdr.com.br/2023/01/30/rg-digital-passa-a-ser-emitido-em-todos-os-estados-e-voce-ja-pode-solicitar-o-seu/
Imagem: Reprodução/Google

O novo documento de identidade para brasileiros, chamado de Carteira Nacional de Identidade (CIN), ou para muitos, o novo RG, foi lançado no país no início de 2022. No entanto, devido a algumas atualizações na nova versão do documento, alguns países começaram a emitir o documento no ano passado.

Nesse sentido, a emissão do novo documento de identidade se tornará obrigatória a partir deste ano, porém, com a emissão obrigatória do CIN neste ano, muitas informações acabam encontrando brasileiros e deixando-os mais confusos.

Entre as dúvidas mais comuns em relação à nova carteira de identidade, uma das principais dúvidas é a troca do antigo modelo de RG, que a maioria das pessoas tem, por meio do novo documento e quando essa troca se tornará obrigatória.

O que é esse novo Rg?
A nova carteira de identidade nacional, também conhecida como o novo RG, é uma nova carteira de identidade nacional para brasileiros, lançada no ano passado e começará a ser emitida por todos os estados a partir deste ano.O novo documento substitui o número de identificação atual pelo número do CPF, que se tornará o único número de identificação para os cidadãos brasileiros.

O motivo da troca da numeração de identidade por CPF está na legislação antiga, onde cada estado brasileiro emite sua identidade como seu próprio número de identificação.

Assim, um cidadão que pega a primeira faixa em um estado e depois solicita a segunda faixa em outro, começa a obter dois números de RG diferentes.

Assim, em geral, é possível que cada cidadão tenha até 27 números de identidade diferentes, o que é um grande retrocesso para a segurança da informação de todos os brasileiros.

Além da inclusão do CPF, o novo RG trará muitos como:

  • Incluir código QR para validação online e offline;
  • A cópia física e a cópia digital de que o gov.br acede;
  • Insira o código MRZ usado nos passaportes.

A troca do documento será obrigatória?
Sim! Todo cidadão de até 60 anos deverá trocar o documento, já pessoas com mais de 60 anos, o RG atual terá validade por tempo indeterminado.

No entanto, não há necessidade de ter pressa para mudar de RG, sua troca não será obrigatória a partir de março. Isso porque o RG atual terá validade até 2032, já que somente após esse período o governo cobrará uma taxa pelo novo documento.

Assim, não será supérfluo que os cidadãos realizem a troca do documento, afinal, ainda faltam 9 anos para os brasileiros trocarem o documento com calma.

A notícia até março pode ser confusa para muita gente, pois na realidade, os órgãos estaduais de identificação têm até o dia 6 de março para atualizar seus sistemas para iniciar o lançamento do novo RG.

Portanto, todos os cidadãos poderão solicitar o novo documento após 6 de março, no entanto, o antigo modelo RG ainda será válido até 2032.

Últimas Notícias