19.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -spot_img

Novo Golpe do falso comprovante do PIX estão fazendo brasileiros perderem muito dinheiro; Veja como é feito

Leia Mais

O PIX trouxe muita facilidade e agilidade aos brasileiros desde seu lançamento em 2020, mas ao mesmo tempo tem atraído a atenção de golpistas. Um golpe comum que vem sendo aplicado é a falsa comprovação de transmissão via PIX, que se aproveita da falta de interesse dos usuários.

As fraudes envolvendo cupons falsificados não são novas, pois são aplicadas desde os primórdios do sistema bancário, por meio de envelopes dentro dos quais não há nada inserido nos caixas eletrônicos ou por meio de fraudadores declarando valores falsos.

Como se proteger de fraudes com cupons falsos

A dica mais importante também é mais simples: preste atenção em todos os detalhes do cupom para encontrar possíveis falsificações. Após receber o comprovante de PIX, sempre verifique seu extrato bancário para ter certeza de que o valor está realmente depositado. As transferências via PIX são instantâneas e o valor cai instantaneamente para a conta-chave PIX de destino.

Se você perceber que o dinheiro não caiu na sua conta, mesmo após receber o cupom, não entregue o produto se estiver vendendo algo. Como forma de evitar possíveis perdas e dores de cabeça, tome cuidado ao alegar falha ou indisponibilidade.

Conforme explicado pelo Banco Central, as transferências PIX são concluídas ao mesmo tempo em que são feitas. Se você quiser confirmar se o sistema está falhando, entre em contato com o banco e não finalize a transação até receber o pagamento ou ter certeza de que ele cairá na conta.

Fique atento

Outro ponto interessante são os ajustes que podem ser feitos nos cupons falsos. Sempre fique atento se a data e a hora coincidem com a hora em que o suposto comprador disse que fez a transferência ou se os nomes e logotipos da instituição financeira aparecem corretamente na imagem.

Outros recursos que podem oferecer um hit são alterações na formatação, tamanho da fonte ou estilo da fonte. Se você ainda tiver dúvidas, acesse sua conta bancária para se certificar de que o pagamento indicado já foi transferido e você não finaliza a venda antes de ter certeza de que tudo está em ordem.

Últimas Notícias