23.2 C
São Paulo
domingo, abril 14, 2024
- Publicidade -spot_img

Mudança nas cores dos semáforos? Entenda o motivo da proposta

Leia Mais

Discussões sobre a inclusão de uma nova cor nos semáforos ganhou força com o aumento das vendas de carros autônomos.

As cores dos semáforos são uma das coisas que aprendemos muito cedo, às vezes logo na primeira infância. Verde significa “continuar”, amarelo significa “atenção” e vermelho significa “parar”. Mas e se houver outra cor no homem do sinal?

Este esquema como o conhecemos hoje remonta a mais de cem anos, quando o primeiro semáforo para este modelo apareceu em Detroit, Michigan. De lá para cá muita coisa mudou, e especialistas discutem a possibilidade de aumentar o número de cores.

A nova luz servirá para atender a uma demanda muito recente, que é a demanda por carros autônomos. A sugestão é adicionar branco no aparelho.

Carros autônomos

Veículos autônomos são aqueles que utilizam inteligência artificial, sensores, sistemas de navegação e outros tipos de tecnologia que dispensam a intervenção humana em sua condução. O carro viaja sozinho, sem motorista, mesmo em meio ao trânsito movimentado ou rodovias.

Essa autonomia é possível justamente devido ao uso de sensores, câmeras e outros dispositivos que fornecem informações sobre o ambiente e são processados por inteligência artificial. Assim, o próprio software pode tomar decisões como parar, girar ou continuar.

Luz branca no semáforo

A ideia surgiu inicialmente de um estudo de engenheiros de transportes da Universidade Estadual da Carolina do Norte, mas ganhou força no Brasil com o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). O plano é incluir luz branca para que os carros autônomos “entendam” rapidamente ao avançar.

A ativação será feita automaticamente, por meio de sensores que captam a presença de veículos autônomos na estrada. Isso pode reduzir o tempo de viagem e os custos de combustível, já que esse tipo de carro é muitas vezes programado para dirigir em velocidades muito baixas, o que acaba prejudicando o trânsito.

Criar uma luz específica para esses modelos de veículos vai garantir mais eficiência e segurança nas ruas. De acordo com os resultados de testes realizados nos Estados Unidos, o uso da nova cor mostrou muito potencial para melhorar a fluidez do trânsito.

Últimas Notícias