17.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -spot_img

Institutos federais têm mais de 40 mil vagas em cursos técnicos gratuitos: saiba como se inscrever

Leia Mais

Nem sempre é fácil escolher uma profissão profissional e entrar na faculdade. Existem muitas formas de ensino, campos e cursos disponíveis para uma pessoa melhorar. Com tantas opções, é fácil ter dúvidas sobre qual área seguir, qual forma de estudo fazer, entre outras.

O curso técnico é uma das opções para o ensino profissionalizante. No Brasil, esse método foi criado em 1906 e é de nível médio.

O curso técnico visa atender a demanda da indústria, formando mão de obra qualificada para ingressar no mercado profissional.

Vagas em cursos técnicos

Existem quatro métodos de cursos técnicos, com algumas diferenças a serem consideradas pelo aluno, o ensino médio é parcialmente substituído pelo ensino técnico. Ou seja, quando um aluno termina o ensino fundamental, ele inicia o ensino técnico ao mesmo tempo em que entra no ensino médio. Após a conclusão dos estudos, ele recebe dois certificados: um certificado de conclusão do ensino médio e um curso técnico.

Curso de arte externo (ou síncrono)

Nesse caso, o aluno faz as duas coisas ao mesmo tempo, mas separadamente. Além disso, as empresas não precisam ser as mesmas. Assim, o certificado também será separado.

Curso técnico profissional (ou posterior)
Esse método ocorre quando um aluno após concluir o ensino médio inicia o ensino técnico.

Proeja

Assim como um técnico integrado, mas para jovens e adultos que querem terminar seus estudos e, ao mesmo tempo, obter formação técnica.

Cursos técnicos com vagas abertas

Muitos processos seletivos estão com inscrições abertas. No total, muitas organizações oferecem mais de 40 mil vagas. Verificar:

IFSP
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo oferece mais de 2 mil vagas distribuídas em diversas cidades.

IFMG
A instituição abriu as portas para inscrições para cursos técnicos de acompanhamento e subsequentes, além de cursos superiores.

FIP
Estão abertas 1514 vagas para cursos técnicos presenciais subsequentes e a distância, o curso técnico de acompanhamento e o curso técnico Proeja.

IFB
Serão ofertadas mil vagas em diversos cursos técnicos gratuitos.

ITEX S
Estão abertas as inscrições para mais de 44 mil vagas em cursos técnicos gratuitos online ou presenciais.

O diploma é válido no exterior?

É possível usar o certificado para trabalhar no exterior. Uma pessoa pode realizar uma ação entre o governo brasileiro e o destino. Mas esse processo passa por várias etapas e pode levar algum tempo.

Últimas Notícias