19.9 C
São Paulo
sábado, maio 18, 2024
- Publicidade -spot_img

INSS oferece aposentadoria para Donas de Casa: Veja o valor do benefício e como solicitar

Leia Mais

Muitas pessoas não percebem que as donas de casa também têm direito a receber a aposentadoria através do INSS. Essa é uma oportunidade importante para garantir uma renda no futuro, principalmente para quem não tem uma profissão oficial. Veja como funciona o benefício para esses cidadãos.

Para as donas de casa que querem se aposentar pelo INSS, é necessário fazer contribuições voluntárias. Assim como os pequenos empreendedores individuais (MEIs), eles têm a opção de pagar suas contribuições de forma independente, diferentemente dos trabalhadores formais, cujas contribuições são descontadas automaticamente de seus salários.

O valor da aposentadoria para donas de casa que contribuem com o mínimo é equivalente ao salário mínimo (fixado em R$ 1.412 em 2024). Mesmo que seja um valor modesto, pode ser importante ajudar nas despesas do dia a dia a longo prazo.

Aposentadoria para donas de casa

É importante ressaltar que essa iniciativa tem sido adotada por muitas donas de casa que querem garantir sua aposentadoria, mesmo sem exercer uma profissão formal. Enquanto as que têm emprego oficial contribuem de forma regular e espontânea, as donas de casa têm que pagar o valor de forma voluntária.


Para fazer contribuições, há diferentes canais disponíveis. Os interessados podem utilizar o aplicativo Meu INSS, onde podem ser feitos pagamentos e acesso a outros serviços prestados pela agência.

Além disso, também é possível visitar a agência do INSS pessoalmente ou ligar para o 135 para esclarecer dúvidas e fazer contribuições.

Benefícios do INSS para donas de casa

INSS

Além da aposentadoria, as donas de casa podem receber outros benefícios previdenciários por meio do Instituto Nacional do Seguro Social, desde que atendam aos requisitos específicos para cada benefício. Alguns dos benefícios disponíveis são:

  • Prestações de doença
  • Salário-maternidade
  • Pensão por morte
  • Assistência na prisão

Note-se que todas as contribuições mensais devem ser pagas regularmente para garantir que os benefícios previdenciários sejam mantidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social. 

Quando as contribuições não são pagas regularmente, o segurado pode ficar desprotegido e ter dificuldades de acesso aos benefícios previdenciários quando precisa.

Bruno Ferreira
Bruno Ferreirahttp://redebrasilnews.com.br/
Além de sua atuação nas redações, Bruno Ferreira também explorou a era digital, envolvendo-se em projetos de mídia online, podcasts e outras formas inovadoras de contar histórias. Sempre em busca de novas formas de se conectar com o público, um defensor incansável da liberdade de imprensa e da importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea.

Últimas Notícias