18.6 C
São Paulo
quinta-feira, junho 13, 2024
- Publicidade -spot_img

INSS aumenta valores de aposentadoria: Saiba quanto você vai receber temporariamente

Leia Mais

Pelo menos 33 milhões de pessoas, entre aposentados, aposentados e segurados em geral no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), receberão reajuste salarial em maio. Este é o segundo mês consecutivo que a previdência social disponibiliza prêmios. 

O aumento do salário de alguns aposentados do Instituto está atrelado ao pagamento do 13º salário. Em maio, o instituto termina de depositar 13, concedendo a segunda parcela aos beneficiários. Pagamento até um máximo de 50% do montante do direito. 

Quem vai receber aumento salarial do INSS em maio?

O reajuste salarial do INSS concedido por meio da décima terceira parcela vai abranger 33 milhões de pessoas. São segurados que durante os últimos meses de 2024 receberam alguns benefícios da previdência social, que incluem:

  • Aposentar;
  • pensão por morte;
  • Assistência a acidentes;
  • Auxílio-doença;
  • Assistência na prisão;
  • Salário-maternidade, com pagamento de 13 com a última parcela do benefício.No caso de ajudas pagas a título temporário, o montante é calculado proporcionalmente ao tempo recebido. 


Como é calculado o salário INSS nº 13?

Para calcular o valor total do salário de 13 do INSS, o instituto faz duas considerações: o valor do benefício recebido mensalmente e o número de meses em que o cidadão recebe.

Quem se aposentou ou se aposentou há mais de um ano recebe o valor integral, que pode chegar a 100% do valor do seu salário conjunto. Veja como funciona:

  • Todos os valores recebidos nos últimos 12 meses são somados e divididos por 12. A partir disso, obtém-se a média anual do valor de vencimento;
  • A média é multiplicada pelo número de meses que um cidadão recebeu o benefício no ano passado;
    o valor dessa multiplicação é de 100% do salário 13;
  • 50% desse valor é pago na primeira parcela (abril);
  • 50% desse valor é pago na segunda parcela (maio), mas com a dedução do imposto de renda do contribuinte.
Bruno Ferreira
Bruno Ferreirahttp://redebrasilnews.com.br/
Além de sua atuação nas redações, Bruno Ferreira também explorou a era digital, envolvendo-se em projetos de mídia online, podcasts e outras formas inovadoras de contar histórias. Sempre em busca de novas formas de se conectar com o público, um defensor incansável da liberdade de imprensa e da importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea.

Últimas Notícias