21.7 C
São Paulo
sábado, março 2, 2024
- Publicidade -spot_img

Extrato disponível! A primeira parcela do 13º salário do INSS já pode ser consultada

Leia Mais

 

A informação de que o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas será divulgado ainda este mês, surpreendeu muitos. Isso porque a decisão foi tomada no início de maio para pagar sobre a mesma folha de pagamento. No entanto, este progresso não é uma surpresa porque foi feito nos últimos três anos. Agora, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já tem uma data para a liberação da declaração em que é possível se referir ao valor a ser pago.

Consultar o extrato de recolhimento do INSS não é um benefício concedido apenas à primeira parcela do salário 13. Aliás, aposentados e pensionistas todos os meses podem conferir o valor de seus salários, além de descontos para quem optou por empréstimos salariais, entre outras coisas. Para quem começa a receber benefícios previdenciários, esse é um processo mais comum.

Já o aconselhamento permite saber quanto a Previdência Social vai pagar nos próximos meses. Em maio e junho, além dos benefícios tradicionais da Previdência Social, os segurados ainda terão acesso ao pagamento de 13. O valor total é dividido em duas parcelas, sendo 50% pagas em maio e o restante em junho.

Na segunda parcela ainda há dedução do Imposto de Renda apenas para quem é contribuinte desse imposto. Outros poderão receber 50% do que ainda resta naturalmente. O empréstimo consignado não oferece nenhum tipo de dedução no valor da primeira parcela do salário 13, nem no próximo depósito. Por ser uma renda variável, não há dívida.

Quando a declaração de salário INSS 13 estará disponível?

O pagamento antecipado do salário 13 seguiu a mesma regra dos três anos anteriores. Por lei, o benefício deve ser pago entre agosto e dezembro, mas a primeira parcela sempre foi esperada pelo presidente da República. Em 2020, o governo de Jair Bolsonaro decidiu antecipar as duas parcelas para o primeiro semestre para alavancar a economia e beneficiar o grupo de risco.

Nos anos seguintes esse processo também foi possível, e agora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu manter essa base. A primeira parcela do décimo terceiro salário será paga a partir do dia 25 de maio, portanto a data de publicação da declaração será:

Declaração de pagamento de maio: Divulgado em 21 de maio (domingo).
Cerca de 30 milhões de brasileiros serão beneficiados com essa medida, que receberão o montante de R$ 62,6 bilhões. No extrato estará disponível o valor da aposentadoria ou pensão conjunta + o primeiro pagamento do décimo terceiro.

Como consultar a sua declaração de 13º salário?

Existem duas formas de você consultar a declaração de recolhimento do INSS, principalmente o salário 13. A primeira é utilizar o aplicativo Meu INSS, com login por meio Gov.br, ou pelo site de mesmo nome que tenha a mesma forma do login.

No app Meu INSS

  • Abra o aplicativo Meu INSS e faça o login com CPF e senha;
  • Na página principal, acesse o “Extrato de pagamento”;
  • Clique na seta ao lado do pagamento de abril, que abrirá o extrato da conta;
  • Aparecerá a jurisdição, que é o mês a que o benefício, o valor e a previsão de pagamento indicam;
  • O valor do direito é o código 101 e o valor do décimo terceiro salário aparece sob o código 104;
  • Se houver empréstimo consignado, informe-o também no extrato;
  • Você pode criar um arquivo PDF clicando em “Baixar PDF” na parte inferior da página

.
Meu Site do INSS

  • Ir para www.meu.inss.gov.br;
  • Na página principal, vá em “Entrar com gov.br” e faça login;
  • Na página seguinte, digite a senha e vá em “Login”;
  • Na página principal, clique em “Extrato de pagamento”;
  • Aparecerá a jurisdição, que é o mês a que o benefício, o valor e a previsão de pagamento indicam;
  • O valor do direito é o código 101 e o valor do décimo terceiro salário é o código 104;
  • O documento pode ser baixado em formato PDF.

Pagar a primeira parcela do salário 13 do INSS

O pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário começa nesta sexta-feira, 25 de maio, e vai até o dia 7 de junho. Como de costume, aqueles com renda igual ao salário mínimo, que é o salário mínimo, iniciam os depósitos, e na semana seguinte serão pensados os beneficiários com a renda mais alta

imagem 2023 05 18 062459864

Últimas Notícias