23.2 C
São Paulo
domingo, abril 14, 2024
- Publicidade -spot_img

É possível cancelar um Pix? O que fazer em caso de Golpe?

Leia Mais

Pagamentos via Pix, você pode ter feito várias transações, mas você pode não saber como funciona. Você não está sozinho. Uma variedade de novas opções de pagamento está se tornando cada vez mais popular no Brasil, e é importante se familiarizar com o quão “instantâneos” são os pagamentos ou, em geral, como os pagamentos Pix funcionam. E o principal: descubra se é possível cancelar o Pix, principalmente em caso de fraude.

O que acontece quando alguém inicia uma transação através de uma instituição financeira no mundo dos pagamentos pix? Nos bastidores, as coisas podem ficar um pouco complicadas, então vamos ver o que acontece quando Jessica paga US $ 300 por fazer tudo, Carlos.

Princípio
Para pagar Carlos, Jéssica se comunica com seu banco. Você faz login no aplicativo de banco móvel para configurar um pagamento de US $ 300 para Carlos por seus serviços abrangentes. Jéssica escolhe a conta que quer usar para pagamento e preenche o valor do pagamento e a conta de Carlos ou outras informações de identificação, como o número de telemóvel ou e-mail que o liga à conta bancária.

Permissão
Depois que Jessica iniciou esse pedido de pagamento, o banco de Jessica confirma que sua conta tem fundos para cobrir a transação de US $ 300. Uma vez confirmado, o banco retira fundos da sua conta e envia as informações de pagamento para o Carlos Bank, usando um sistema de pagamento mais rápido, o Pix. Neste ponto, Jessica não pode mais fazer alterações na transação.Transmissão
O Banco Carlos recebe a carta de pagamento e verifica a sua autenticidade.

Finalização

Após o Carlos Bank confirmar a transação, o Jessica Bank notifica através do sistema de pagamento Pix que aceita a transação e credita R$ 300 na conta de Carlos.

Recibo
Momentos após o início da transação, Jessica recebe uma notificação de seu banco informando que o pagamento na conta de Carlos foi concluído. Carlos também recebe um aviso de seu banco de que ele tem US $ 300 em sua conta e decide usar esse dinheiro imediatamente para pagar seu recurso.

Se você é novo em pagamentos instantâneos como o Pix, educar-se não precisa ser esmagador. Embora existam muitas partes móveis, começar com o básico pode fornecer uma boa visão geral de como tudo funciona.

Pix como solução financeira

Instituições financeiras no Brasil de todos os tamanhos podem usar o Pix para criar e entregar soluções inovadoras de pagamento instantâneo para seus clientes, criando maior satisfação e lealdade do cliente e ganhando força competitiva no cenário de pagamento em evolução.

Posso cancelar o Pix?

Há muito o que amar no Pix. Os consumidores se beneficiam de maior flexibilidade e transparência no caso de pagamento; as empresas se beneficiam de um melhor fluxo de caixa e gerenciamento de dinheiro; e as instituições financeiras se beneficiam de novas soluções que lhes permitem atender melhor seus clientes.

Embora muitos possam se beneficiar de pagamentos instantâneos, como acontece com qualquer tipo de pagamento, existe a possibilidade de fraude. Mas alguns recursos do Pix podem aumentar as preocupações com fraudes.

Vamos começar com uma compreensão básica das maneiras mais comuns de ocorrência de fraudes envolvendo o Pix. Cenários de fraude relacionados a outros tipos de pagamento também podem ocorrer em pagamentos instantâneos.Embora exposto a tipos de fraude semelhantes aos de outros tipos de pagamento, o Pix apresenta alguns desafios únicos devido à sua velocidade e irreversibilidade.

Com a maioria dos tipos de pagamento, um cliente pode cancelar um pagamento que foi feito incorretamente antes de ser processado. Por outro lado, quando o pagamento por pix é concluído em segundos, e porque é irrevogável, o pagador não pode cancelar a transação.

Além disso, o beneficiário pode levantar fundos imediatamente. Quando o infrator é o beneficiário, essas características dificultam a detecção e a interrupção do pagamento em uma transação de pagamento instantâneo fraudulenta antes que o infrator já tenha retirado fundos.

Maneiras de reduzir a fraude Pix
No entanto, independentemente do tipo de pagamento, as ações que podem ser tomadas para combater a fraude são consistentes e envolvem vários níveis de proteção, incluindo medidas de segurança integradas nos próprios sistemas de pagamento, bem como as integradas nos das instituições financeiras participantes.Em relação ao Pix, as instituições financeiras devem considerar uma abordagem holística para combater a fraude, especialmente nos casos em que as soluções e processos de fraude existentes podem ser baseados no processamento de pagamentos ou na intervenção manual.

Análise de processos, tecnologia, treinamento de funcionários e abordagens de educação do cliente podem ser úteis na identificação de oportunidades de melhoria.

  • Nunca responda a e-mails suspeitos, abra anexos ou clique nos hiperlinks incorporados neles. Verifique o endereço de e-mail do remetente para monitorar qualquer violação, passando o mouse sobre ele.
  • Siga a política de comunicação “sem confiança”. As instituições financeiras nunca solicitarão informações de login por telefone, e-mail ou mensagem de texto.
    Use senhas fortes e exclusivas para contas diferentes.
  • Ative alertas para transações de suas contas; isso permite que você monitore transações. Ao fazer isso, verifique suas informações de contato com suas instituições financeiras.
  • No caso de empresas, treine os funcionários para verificar a origem do pedido (por exemplo, um vendedor ou colecionador) e quaisquer alterações nas contas de pagamento usando um número de telefone conhecido pelo requerente.
  • Implemente a aprovação dupla para certos tipos de pagamentos; isso pode levar a pausas e a um processo de validação antes de enviar dinheiro.
    Banco Central e Ferramentas Antifraude

Além do que as instituições financeiras e os usuários finais podem fazer para evitar fraudes PIX, o banco central está tomando medidas para apoiar esses esforços de várias maneiras.

Primeiro, o Pix fornece uma linguagem comum para a classificação de trapaças. O setor de pagamentos pode usar esse modelo para entender melhor as tendências de fraude atuais e emergentes em diferentes tipos de pagamento, o que poderia ajudar o setor a melhorar suas abordagens anti pagamento.

Em segundo lugar, o Pix fornece ferramentas para ajudar as instituições financeiras a participar de seu papel como a principal linha de defesa contra transações fraudulentas. De acordo com um aviso do Banco Central, os recursos de segurança do Pix incluem:

  • A capacidade de uma instituição financeira de estabelecer limites para o valor das transações com base no risco.
  • A capacidade de especificar certas condições sob as quais as transações são rejeitadas, como um número de conta (“lista negativa”).
  • Assine a mensagem, que verificará se o conteúdo da mensagem não foi alterado ou modificado.
  • Recursos e funcionalidades de relatórios, incluindo relatórios sobre o número de mensagens de pagamento rejeitadas com base nas configurações de uma instituição financeira participante.

O Banco Central está explorando outros recursos que podem estar disponíveis como parte de futuros lançamentos do Pix para ajudar os participantes a gerenciar riscos de fraude, incluindo, por exemplo, limites de valor que podem ser adaptados a usos específicos, valor agregado, limites de volume para períodos específicos (por exemplo, por dia útil) e / ou monitoramento centralizado realizado pelo Pix, como um recurso que usa métodos estatísticos avançados e critérios históricos para identificar pagamentos potencialmente fraudulentos.

Conclusão
Aqui estão algumas das principais conclusões deste artigo:

  • Todos os tipos de pagamentos correm o risco de fraude.
  • O Pix apresenta desafios únicos na luta contra a fraude porque é instantâneo e irrevogável. Ou seja, você não pode cancelar o Pix após a transação ter sido feita.
  • Indivíduos, empresas, instituições financeiras e provedores de tecnologia podem combater a fraude do Pix da mesma forma que combatem fraudes em outros tipos de pagamento, mas é aconselhável revisar e ajustar essas ações de acordo com as características do Pix.
  • O BC oferece recursos adicionais que são úteis para combater a fraude no sistema.

Últimas Notícias