17.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -spot_img

Daniel Alves; advogado detalha acusações e diz qual a pena que o jogador pode enfrentar por assédio sexual e estupro; confira

Leia Mais

daniel alves em acao pela selecao brasileira durante as olimpiadas de toquio
Imagem: Reprodução/Google

Daniel Alves foi acusado de assédio sexual e estupro de uma mulher, e foi preso na última sexta-feira em Barcelona. Jogar! Ele conversou com o advogado espanhol Francisco Javier Soto para entender os próximos passos do caso. De acordo com o sócio-gerente da Fearless Sports, um escritório de advocacia em Madri, a prisão preventiva de um jogador pode ser de até quatro anos e, se condenado, a pena pode ser de até 15 anos.

Para este tipo de crime, a prisão preventiva pode durar no máximo 2 anos, de acordo com a lei penal espanhola. No entanto, a prisão preventiva pode ser prorrogada em casos muito específicos, justificando o motivo de tal prorrogação e exigindo uma nova ordem por um período máximo de mais dois anos. Assim, 4 anos será a probabilidade total de que o jogador tivesse que cumprir proativamente a prisão – explicou.

Daniel Alves testemunhou perante a polícia na semana passada e depois foi levado à juíza María Concepción Canton Martín, que ordenou a prisão preventiva do lado. No tribunal, o jogador se defendeu perante o juiz sem a presença de um advogado. No início desta semana, o atleta contratou o advogado Cristóbal Martel para defendê-lo. Soto apontou para os próximos passos no processo a partir da prisão de Daniel.

-Agora caberá ao recurso da defesa sob a ordem de prisão preventiva que foi comunicada e sem fiança. O referido recurso será apreciado pelo juiz de instrução no processo a julgar, tendo em conta os argumentos do novo advogado de defesa, procurador e denunciante do atleta. Se as alegações da defesa forem indeferidas, caberá ao Tribunal Regional de Barcelona decidir. Ao mesmo tempo, a investigação do caso será prosseguida, uma vez que tanto as partes envolvidas como o juiz de instrução podem solicitar a devida diligência para terminar o período de investigação – iniciou o advogado.Após o período de instrução, será emitida uma ordem de transferência de prova oral, na qual o Ministério Público e os denunciantes formularão as suas acusações propondo os meios de prova a utilizar, e os documentos serão enviados para o tribunal criminal/ou tribunal distrital em função do crime referido igual ou superior a 5 anos. Após o recebimento do processo pelo tribunal arbitral, o atleta apresentará a defesa que fornecerá os meios de prova que usará e, em seguida, determinará a data do julgamento. Após o julgamento, um veredicto é emitido para o qual um recurso retorna.

O caso envolvendo Daniel Alves teria ocorrido no dia 30 de dezembro, na boate Sutton, na Catalunha. No local, o homem de 39 anos teria molestado a mulher e a levado ao banheiro, onde a obrigou a fazer sexo com ele. No Brasil, a pena para estupro é de pelo menos seis anos, incluindo oito anos para estupro de pessoas fracas. Na Espanha, Soto explicou que a pena mínima é de quatro anos, podendo ser de até 15 anos.

Este tipo de crime de que Daniel Alves é acusado aplica-se à Lei Orgânica 10/2022, de 6 de setembro, sobre a garantia da liberdade sexual integral. Esta lei é conhecida como a “única lei do sim é sim”. Dependendo do crime pelo qual o atleta é acusado, ele pode cumprir uma pena de 4 a 15 anos. Para que o atleta cumpra a pena máxima, será necessário ter agravantes presentes no diploma criminal espanhol, tais como: a participação de mais de uma pessoa, o uso de armas, a vítima em estado de deficiência devido à idade, doença ou deficiência física, entre outros – explicou.

A lei citada pelo advogado foi criada em 2022, na sequência de um escândalo de violação que ocorreu em Espanha. Em 2016, cinco homens estupraram uma menina de 18 anos em uma festa em Pamplona. No ano seguinte, o grupo foi condenado apenas pelo crime de “agressão sexual”, que provocou uma revolta da população, que saiu às ruas para protestar contra a decisão. Em 2019, a punição para criminosos foi reforçada, o que culminou com a criação da Lei sobre a Garantia Total da Liberdade Sexual.

Através da reforma do Código Penal administrada pela Lei Orgânica 10/2022, de 6 de setembro, sobre a plena garantia da liberdade sexual, o legislador espanhol procura mostrar a sua preocupação com este tipo de crime. O judiciário espanhol está agindo com mais rigor na tentativa de coibir esse tipo de crime. É importante aqui que a reputação da suposta figura responsável pelo crime não influencie, nem a favor nem contra a punição que possa ser proferida naquele momento. Os fundamentos legais só pesarão depois que as provas forem realizadas no julgamento e com garantias constitucionais que se apliquem a todos os investigados no Estado de Direito, como o espanhol .

Enquanto o caso de Daniel Alves está em fase inicial, outro jogador brasileiro foi condenado por estupro no ano passado. O agressor Robinho foi condenado a nove anos de prisão por estuprar uma jovem em 2013 em Milão. No entanto, o jogador é livre no Brasil, que não extradita cidadãos nascidos para outros países. Soto falou da possibilidade de Daniel Alves, que tem dupla cidadania, passar um tempo no Brasil se condenado.

Brasil e Espanha desde 1996 têm um tratado sobre a transferência de prisioneiros. No entanto, esta é uma questão complexa, uma vez que os requisitos para Daniel Alves ser capaz de cumprir a pena imposta na Espanha no Brasil são muito restritivos e sujeitos a uma série de condições, tais como: A sentença deve ser firme (depois de ter se tornado definitiva), O condenado deve solicitar permissão do Conselho de Ministros da Espanha sob a proposta do Ministro do Interior, Ele deve cumprir uma pena de prisão na Espanha, Ele deve cumprir esta sentença de acordo com a lei espanhola, Etc. Em um instante, acreditamos que Daniel, se condenado, cumprirá sua sentença na Espanha – encerrada.

Deixe sua resposta

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias