19.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -spot_img

Crianças e adolescentes podem receber o benefício de R$ 1.302 pelo o INSS; Saiba mais.

Leia Mais

 

Um dos benefícios mais importantes concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são os benefícios contínuos. Geralmente está relacionada a idosos e adultos com algum tipo de deficiência, mas também pode se estender a crianças e adolescentes.

Nesse sentido, crianças e adolescentes com algum tipo de transtorno têm direito a receber um BPC. De facto, as restrições devem impedi-la de viver em sociedade em pé de igualdade com os outros jovens.

Acesso

Muitas pessoas desconhecem a existência do BPC, obrigando muitas famílias de baixa renda com filhos deficientes a recorrerem ao INSS. Por fim, cabe ressaltar que o valor dos benefícios mensais nesses casos é o salário mínimo, ou seja, R$ 1302, no entanto, para que bebês, crianças e adolescentes recebam BPC, muitos requisitos devem ser atendidos. São eles:

  • Uma criança ou adolescente precisa de algum tipo de deficiência;a família deve
  • Ter renda familiar mensal de até 1/4 do salário mínimo por pessoa;

em alguns casos, o critério de renda é aumentado, ou seja, é possível chegar a metade do salário mínimo para cada membro da família. Por fim, se um familiar recebe uma aposentadoria de até um salário mínimo ou recebe um BPC, ele não entrará no cálculo da renda mensal. Na prática, a mesma família pode receber dois ou mais BPC dentro do mesmo grupo familiar.

Outros critérios de avaliação

Ao solicitar o BPF, alguns critérios são avaliados antes que os benefícios sejam emitidos. São eles:

  • Grau de deficiência do requerente
  • Como a deficiência afeta a rotina de uma pessoa
  • O impacto da deficiência nas despesas das famílias

Por isso, crianças e adolescentes devem receber perícia médica do INSS para comprovar sua deficiência, seja por meio de laudos médicos, exames ou comprovantes.

Por fim, para requerer os benefícios, as famílias devem procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), cadastrar sua família no CadÚnico e, em seguida, solicitar os benefícios.

Deixe sua resposta

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias