24.7 C
São Paulo
domingo, abril 21, 2024
- Publicidade -spot_img

Concurso da Polícia Civil 2023: Confira a lista dos editais anunciados e a situação por estado

Leia Mais

Além de ser o sonho de muitos concurseiros, a profissão policial pode ser uma oportunidade para quem busca ingressar no serviço público, já que os decretos costumam ser expedidos com frequência, assim como nos tribunais.

No Brasil, entre as instituições da região está a polícia civil, responsável pelas atividades de segurança pública previstas na Constituição. Assim, essa importante empresa está presente em todos os 26 estados do país e no Distrito Federal.

Recentemente, ganhou destaque a notícia sobre o novo concurso para a Polícia Civil em São Paulo que deve publicar em breve um edital de 3.500 vagas para diversos cargos de nível superior – saiba mais abaixo. Então, se você está procurando saber quais decretos do PC civil estão sendo apreciados em 2023, então você veio ao lugar certo! Nesta matéria, você pode consultar a situação dos editais disponibilizados pelo Estado.

Concurso da Polícia Civil de São Paulo – PC SP

O edital da Polícia Civil de São Paulo – PCSP está previsto e pode sair a qualquer momento. Com déficit estimado em 33%, a instituição deve emitir o documento até 31 de julho de 2023, com um total de 3,5 mil vagas para diversos cargos de chefia.=

O concurso do PCSP foi confirmado no dia 13 de junho pelo Delegado Geral da Polícia Civil de São Paulo, Artur José Dián, durante entrevista. De acordo com as informações, as vagas serão distribuídas da seguinte forma:

  • 552 delegados;
  • 116 vagas para médico legista;
  • 249 vagas para perito criminal;
  • 1250 vagas para investigadores de polícia;
  • 1.333 vagas para escrivães de polícia.

Além do nível superior, os candidatos devem ter carteira de habilitação categoria “B” – saiba mais aqui!

Polícia Civil de Santa Catarina – PC SC

A Agência Catarinense de Notícias, portal oficial do governo, anunciou que haverá um novo concurso público para a Polícia Civil do estado em breve.

De acordo com informações divulgadas no dia 06/06, pelo governador Georginio Melo, o próximo concurso da PC-SC terá 60 vagas no total, sendo 30 oportunidades para delegados e outras 30 oportunidades para psicólogos.

De acordo com o Delegado Geral do PC-SC, a partir de agora, inicie o procedimento de contratação com a banca que fará a seleção, para a posterior publicação do edital – saiba mais aqui!

Além disso, o presidente da instituição também disse, durante cerimônia de formatura, que também haverá um novo concurso público nos cargos de escrivão e subsecretário da Polícia Civil em 2024. Segundo o delegado, esse edital terá 2 mil vagas, mas informações mais detalhadas ainda não foram fornecidas.

  • Concurso PC SC 2023 – delegado e psicólogo: 60 vagas;
  • Concurso PC SC 2024 – Agente e Escrivão: 2000 vagas.

Polícia Civil de Mato Grosso do Sul – PC MS

Um concurso público para a Polícia Civil está previsto em Mato Grosso do Sul. De acordo com o delegado-geral do PCMS, Roberto Jorgel Filho, há uma demanda em análise para a realização de um certame com a oferta de 400 vagas na profissão de pesquisador.

“O que posso dizer é que já temos uma candidatura para 400 vagas para investigadores e aconselho as pessoas a estudarem muito”, disse o chefe da PC-MS.

O anúncio foi feito recentemente durante entrevista à rádio gratuita da Rede Educacional MS. Atualmente, o delegado-geral disse que o pedido foi apresentado em 2022 e está sob os auspícios da Secretaria de Segurança Pública. No entanto, não foi possível realizar esse evento devido a questões legislativas relacionadas ao período eleitoral.

Desde então, Roberto Jorgel também ressaltou que o mandato para essa nova competição ainda envolve questões orçamentárias. Com isso, essa escolha ainda está sendo analisada, e nenhuma nova atualização foi liberada sobre o processo.

Polícia Civil no Acre – PC AC

Isso segue a expectativa de um novo Concurso da Polícia Civil no Acre – PCAC. O último movimento conhecido ocorreu em 2021, quando o governador Gladson Camille confirmou negociações para diversos eventos de segurança pública, incluindo o PC-AC. No entanto, nenhuma atualização do processo foi postada ainda.Nesse sentido, o delegado geral da Polícia Civil para esta ocasião, Josmar Portes, disse que serão oferecidas oportunidades para todos os cargos da instituição. “Precisamos de policiais, peritos, médicos legistas, escrivães e um delegado de polícia. Estamos trabalhando com muita responsabilidade, junto com a equipe de governo, para chegar a um consenso sobre o número de vagas”, disse ao portal oficial de notícias do estado.

Concurso IAPEN: edital publicado para policiais penais e outros cargos

Cabe destacar que neste momento está aberto o concurso estadual Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre – IAPEN/AC que busca preencher 329 vagas em cargos de nível médio e superior. As inscrições seguem até o dia 24 de julho para profissões com salários até R$ 6.561,76.

Os candidatos interessados podem se candidatar aos cargos de técnico administrativo e operacional (nível intermediário) e para agente de polícia penal, assistente social, engenheiro civil, especialista em execução penal e psicologia, estes são de nível superior – veja edital aqui!

Polícia Civil do Tocantins – PC TO

Um novo concurso para a Secretaria de Segurança do Tocantins está previsto para 2023. De acordo com o ministro da Segurança Pública do Estado, Vladimir Costa Motta Olivera, algumas etapas já venceram e novas etapas estão previstas para serem implementadas o mais rápido possível.Em 23 de junho daquele ano, durante audiência pública realizada no Ministério Público Estadual, o então ministro da Segurança anunciou que algumas etapas do novo concurso da Polícia Civil já haviam sido vencidas. Embora as etapas não tenham sido especificadas, Vladimir garantiu que mudanças já estão em andamento para prosseguir com a seleção. De acordo com seu discurso:

“O concurso da Polícia Civil continua. Estou até à disposição do gabinete para mandar junto ao governador para agilizar o processo para as várias secretarias. Já está no grupo gestor e vou mandar essa questão para o governador hoje”.

De acordo com as últimas informações, estão previstos os seguintes cargos: policial, agente de um morto, delegado, escrivão, especialista em papiloscopia e peritos. No entanto, os dados sobre o número de vagas previstas ainda não foram divulgados.

Desde 2021, o concurso já estava em fase de planejamento e em maio de 2022 foi autorizado pelo governador Mauro Carles. Naquela época, o evento já contava com uma comissão organizadora. A necessidade de uma nova seleção é iminente, já que o último concurso ocorreu há 9 anos e as vagas atuais nos atuais funcionários são de 748 vagas. Veja os números de acordo com a última pesquisa:

  • Delegados – 86 cargos;
  • Peritos – 99 vagas;
  • Agentes – 234 vagas;
  • Escriturários – 233 vagas;
  • Agente de necrotomia – 18 postos;
  • Especialistas em papiloscopistas – 78 empregos.

Polícia Civil de Pernambuco – PC PE

Em setembro de 2022, foi anunciada a permissão para a realização de um novo concurso da Polícia Civil em Pernambuco – PCPE. A informação saiu pelo então governador Paulo Câmara, que confirmou a oferta de 1597 vagas na seleção, a serem distribuídas entre os quatro cargos a seguir:

  • 1200 vagas para agentes;
  • 300 vagas para escriturário;
  • 50 vagas para especialistas em papiloscopistas;
  • 47 vagas para delegados.

Assim, espera-se que a banca do concurso seja selecionada em breve para publicar o edital posteriormente. Veja aqui o anúncio do ex-governador do estado sobre o concurso PC-PE.

Polícia Civil do Distrito Federal – PC DF

Concurso Administrativo do Fundo de Desenvolvimento Infantil
O primeiro concurso para a profissão administrativa da Polícia Civil no Distrito Federal será realizado em breve. Esse evento foi autorizado em 2021, previsto no orçamento do ano passado e segue com a aprovação do orçamento de 2023.

Foram confirmadas 260 vagas para disponibilidade imediata no concurso administrativo, a serem distribuídas entre os cargos de Diretor de Apoio às Atividades da Polícia Civil (60) e Analista de Apoio às Atividades da Polícia Civil (200). Veja aqui .

Concurso PCDF para Delegado e Delegado de Polícia

Segue as expectativas do concurso da PC-DF na profissão de agente policial preso. O certame estava previsto para ser publicado no primeiro semestre de 2023, segundo informações do delegado geral Robson Cândido. No entanto, isso não foi alcançado no momento.

No entanto, a competição está sendo planejada, e o próximo passo para o evento deve ser selecionar a comissão organizadora e definir o cronograma para o próximo edital.

De acordo com o edital (veja abaixo), a seleção deverá ser composta por 150 vagas, distribuídas da seguinte forma:

  • Delegado: 40 vagas para poupança imediata e 40 para formação de cadastro de reserva
  • Agente de custódia: 50 vagas para provisionamento imediato e 100 para configuração de log de backup.

Polícia Civil no Piauí – PC PI

Recentemente, a então delegada-geral da Polícia Civil no Piauwí, Lucy Kiko, disse que a minuta do edital do novo concurso da PC PI está pronta. O anúncio foi feito ao Cidade Verde, durante a formatura do Curso de Operações Policiais (COP). Antes disso, uma comissão organizadora foi formada para um novo concurso na profissão de escrivão.

Segundo o delegado, apesar da conclusão do documento, a realização do concurso ainda deve ser discutida com o governador eleito, Rafael Fontelles.

“Temos uma minuta de decreto pronta, mas precisamos discutir com o governo do Estado e ver se pode ser lançada agora”, disse o delegado-geral.

Por enquanto, o delegado-geral disse que o novo concurso conterá vagas para todos os cargos da empresa, incluindo agentes e escrivães. “O principal objetivo também é capacitar mais agentes e escrivães. A Polícia Civil deve ter aumento de servidores no ano que vem.”

O número de vagas não era esperado, mas o chefe da PC-PI disse que o edital teria uma oferta “significativa”. O último concurso ocorreu em 2018 com 350 vagas nos cargos de agente, perito e delegado.

Polícia Civil no Ceará – PC CE

Em novembro de 2022, o governador eleito Elmano de Freitas (PT) afirmou que realizaria um novo concurso para a Polícia Civil no Ceará. “É a primeira competição que vou realizar”, disse Freitas em entrevista ao jornal O Povo.

Além de lançar o novo decreto, o governador também prometeu que realizaria os aprovados em eventos anteriores, para evitar desconfiança no novo decreto, que está previsto para ser editado em 2023.

O último concurso da PC-CE surgiu em 2021 e ofereceu 500 vagas nos cargos de Escrivão de Polícia e Inspetor de Polícia, com salários de R$ 3.732,96.

Últimas Notícias