27 C
São Paulo
sábado, março 2, 2024
- Publicidade -spot_img

CNH inclui nova categoria B1 sabe o que significa?

Leia Mais

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por mudanças significativas em 2022. Entre elas, a inclusão de novas categorias ainda é desconhecida por muitos pilotos. Você sabe o que significa B1 na nova CNH? Descubra agora.

O documento agora tem 13 opções de categoria. Com a inserção, muitos brasileiros duvidam se devem ou não renovar a CNH antes do prazo de validade para atualizar o documento. A boa notícia é que, segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contra), a troca não é exigida antes do prazo de validade.

B1 na CNH

A nova CNH se refere a uma tabela que contém as categorias seguidas em outros países. Ou seja, é uma padronização baseada no modelo internacional do documento.

Na prática, a ideia é apenas facilitar a identificação de agentes de trânsito de outros países. Por exemplo, quando o motorista brasileiro está fora do território nacional.

As categorias no Brasil não mudaram em nada. Portanto, ninguém precisa se apressar em novos testes teóricos e práticos para garantir o direito ao comércio.

As novas CNHs lançadas no Brasil vêm com categorias como A1, B1, C1 e BE. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, as subcategorias são consideradas cilindros de motocicleta ou mesmo o tipo de troca de carro, manual ou automaticamente.

As categorias no Brasil são:

Classe A: Condutor de veículo de duas ou três rodas, que pode ou não ter um veículo de passeio lateral.

Categoria B: Condutor de veículos a motor não abrangidos pela categoria A e cujo peso bruto seja superior a 3500 kg. A capacidade também não pode ultrapassar oito lugares, sem contar o motorista.

Categoria C: Condutor de um veículo da categoria B de um veículo a motor utilizado no transporte de mercadorias. O peso total pode ultrapassar três mil e quinhentos quilos.

Categoria D: Condutor de um veículo abrangido pelas categorias b) e c) de um veículo a motor utilizado no transporte de passageiros. A capacidade pode exceder oito lugares, excluindo o lugar do condutor.

Classe E: Condutor de veículos em que a unidade tractora possa pertencer às classes B, C ou D e cuja unidade dupla, reboque, semirreboque, reboque ou unidade articulada exceda 6 000 kg ou mais de peso bruto bruto, com uma capacidade superior a oito lugares.

A classe B1 na CNH também é considerada triciclo e quadriciclo. Veja como fica:

A1: permissão para conduzir veículos de duas rodas até 125 cilindros;
B1: triciclos e quadriciclos, conhecidos como carros pequenos;
C1: vagões pesados de peso até 7500 kg, que podem conter reboques, desde que não excedam 750 kg;
D1: Automóveis de passageiros com capacidade máxima de 17 passageiros, incluindo o condutor. O comprimento máximo deve ser de 8 metros e o reboque não deve exceder 750 kg.

1 comentário

Deixe sua resposta

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas Notícias