18.1 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024
- Publicidade -spot_img

Carteira de Identidade 2024: Como emitir Gratuitamente a nova versão do RG

Leia Mais

- Publicidade -spot_img

O governo federal lançou a nova Carteira Nacional de Identidade (CNI), também conhecida como novo RG, em um esforço para melhorar a segurança e a eficiência na identificação dos cidadãos brasileiros. Veja abaixo como emitir seu documento.

Nova carteira de identidade: veja como liberar a edição 2024 do RG gratuitamente
Uma das principais mudanças no novo modelo é a adoção do CPF como cadastro nacional principal, substituindo a multiplicidade de números de RG emitidos por cada estado.

Vale ressaltar que a transição para o novo RG não é obrigatória, e a versão atual é válida até 2032. Isso dá aos cidadãos oito anos para se adaptarem às mudanças.

Quem precisa mudar sua identidade para a nova versão?

O novo ID só é obrigatório em casos específicos, como perda, expiração, mudança de nome ou inclusão de informações adicionais. A nova CNI tem muitas vantagens, como a possibilidade de incluir outros registros na mesma impressão, acesso online e validade estendida.


Para emitir a nova versão do RG, o cidadão deve procurar um órgão emissor de documentos em seu estado, como Detran ou Polícia Civil. O procedimento é gratuito e exige documentos pessoais, além de uma foto 3×4. É importante ficar atento às regras de emissões em cada estado, pois elas podem variar.

Além disso, após a emissão da carteira física, o cidadão pode obter a cópia online por meio do aplicativo Gov.br. Essa atualização visa facilitar o acesso e garantir a autenticidade da identidade dos brasileiros, promovendo maior segurança e eficiência nos serviços públicos.

Alterações no carteira de identificação

RG

A nova carteira de identidade traz uma série de vantagens em relação ao modelo anterior. Primeiro, a possibilidade de incluir outros registros na mesma impressão, como:

  • Número do cartão de vacinação
  • Número da Carteira Nacional de Habilitação
  • Registro profissional (por exemplo, Banco Árabe de Omã)
  • NIS (Número de Identificação Social) e outros.

A primeira impressão é gratuita, facilitando para todos os cidadãos. A disponibilização da versão online proporciona maior praticidade e acessibilidade, permitindo que o documento seja acessado de forma rápida e segura em dispositivos eletrônicos.

A vida útil estendida, que varia de 5 a 10 anos, dependendo da idade do titular, contribui para reduzir a necessidade de renovações frequentes, tornando o processo mais conveniente e econômico para os brasileiros.

Bruno Ferreira
Bruno Ferreirahttp://redebrasilnews.com.br/
Além de sua atuação nas redações, Bruno Ferreira também explorou a era digital, envolvendo-se em projetos de mídia online, podcasts e outras formas inovadoras de contar histórias. Sempre em busca de novas formas de se conectar com o público, um defensor incansável da liberdade de imprensa e da importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea.

Últimas Notícias