18.1 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024
- Publicidade -spot_img

Urgente! Brasil pode dizer Adeus à carros movido a Gasolina e Diesel”; Senado discute proibição de carros a Gasolina e diesel no país

Leia Mais

- Publicidade -spot_img

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado analisa um projeto de lei que pode proibir a venda de novos veículos movidos a combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel, a partir de 2030 e a circulação a partir de 2040.

O polêmico projeto de lei apresentado pelo senador Ciro Nogueira (PP-PI) especifica que veículos movidos a biocombustível, como o etanol, continuarão sendo permitidos. Carros de colecionador, veículos oficiais e diplomáticos ou carros de visitantes estrangeiros poderão continuar circulando pelo país, mesmo que usem combustíveis fósseis.

Segundo o senador, a ideia partiu de outros países, principalmente europeus, que têm projetos semelhantes, embora ainda não haja consenso sobre como fazer isso e já haja movimentos para estender os prazos para a extinção de veículos a gasolina ou diesel com o desenvolvimento de combustíveis sintéticos e não dependam mais do petróleo.


De qualquer forma, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), relator da proposta, aprova o projeto e destaca os compromissos internacionais do Brasil na redução das emissões de gases de efeito estufa e defende que o Legislativo indique seu compromisso com a descarbonização da economia brasileira.

novo projetio de lei

“A migração para veículos menos afetados pelo meio ambiente, a tração elétrica (uma tendência crescente nos países desenvolvidos) e a energia com biocombustíveis não apenas reduzirão significativamente as emissões de gases de efeito estufa do setor de transportes, mas também incentivarão a indústria de etanol e biocombustíveis”, escreveu a decisão.

A decisão da CMA é definitiva: se aprovada pela comissão e não houver recurso pelo plenário, o texto é encaminhado à Câmara dos Deputados para análise e depois segue para sanção ou cassação do presidente.

Bruno Ferreira
Bruno Ferreirahttp://redebrasilnews.com.br/
Além de sua atuação nas redações, Bruno Ferreira também explorou a era digital, envolvendo-se em projetos de mídia online, podcasts e outras formas inovadoras de contar histórias. Sempre em busca de novas formas de se conectar com o público, um defensor incansável da liberdade de imprensa e da importância do jornalismo independente na sociedade contemporânea.

Últimas Notícias