23.2 C
São Paulo
domingo, abril 14, 2024
- Publicidade -spot_img

Atenção trabalhadores! veja como antecipar o saque-aniversário do FGTS pelo Caixa Tem

Leia Mais

Os trabalhadores brasileiros que possuem carteira de trabalho assinada, regidos pela Unificação das Leis do Trabalho (CLT), recebem uma série de direitos. Um deles é o Fundo de Rescisão (FGTS), recurso desenvolvido para funcionários com carteira assinada para protegê-los em caso de demissão sem justa causa.

O acesso ao FGTS é permitido em determinados momentos, alguma aposentadoria, demissão por doença grave e até mesmo durante a aquisição da casa própria. No entanto, para movimentar a economia, outros tipos de saques são emitidos, como o saque de Natal, que permite ao trabalhador acessar parte do saldo, no mês em que nasceu.

O que muitos podem não saber é que os trabalhadores interessados em antecipar um saque de Natal podem contar com essa opção diretamente pelo aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal. De acordo com as informações divulgadas, é possível garantir empréstimos em instituições financeiras usando o saldo de seus recursos como garantia. Quem optar pela Caixa Econômica Federal pode oferecer até cinco parcelas do benefício.

O serviço de previsão da Caixa Tem, disponível desde 2021, e certamente segue critérios como o valor mínimo do empréstimo de R$ 500, além do valor destinado ao saque antecipado, maior ou igual a R$ 200. Outros critérios incluem ter dados atualizados no aplicativo.

Como funciona o pedido?

O primeiro passo não é feito por meio do aplicativo da Caixa, mas pelo aplicativo do FGTS. Ou seja, ao chegar ao programa do fundo, o trabalhador precisa indicar que está comprometido com o sorteio de Natal. A partir daí, o interessado precisa liberar a Caixa para consultar a conta do fundo.

Isso pode ser feito na aba “Home”, que então exibe a função “Autorização de Bancos”. Neste momento, a pessoa encontrará uma lista de instituições disponíveis, então basta escolher uma da Caixa para seguir o procedimento. Só então a pessoa acessará o aplicativo do banco.

Na plataforma, é importante selecionar “Empréstimo de saque de Natal”, realizar uma simulação para ver se tudo está em conformidade e também ler os termos e condições e, por isso, clicar em “Contrato”. Dessa forma, os valores são repassados no próximo dia útil.

Últimas Notícias